NotasNotíciasPolítica

Um voto em defesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Postagem atualizada em 26/10/2022 às 14h31

Não importa em quem você votou no 1º turno. Agora no 2º turno é momento de analisar com calma as propostas dos dois candidatos à Presidência e ver qual deles se compromete a realizar políticas que vão melhorar a sua vida.

Se você é estudante do Instituto Federal ou tem filho que estuda lá, é fundamental se informar com atenção sobre o que cada candidato fez pela Educação. Além disso, como o sonho de todo estudante é se formar e conseguir um bom emprego ou entrar em uma Universidade, devemos ver o que cada candidato fez nessas áreas.

Vamos aos dados!

Criação de Institutos Federais

Quando Lula assumiu a presidência, em 2003, havia apenas 140 escolas técnicas federais em todo o Brasil. Desse ano até 2014, ainda nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), foram construídos 422 novos campi de Institutos Federais (IFs). Ou seja, foi no governo de Lula que os IFs passaram a existir como nós os conhecemos hoje, atendendo a um público jovem em diversas cidades do Brasil, sobretudo no interior, onde mais se necessitava. Por outro lado, no governo Bolsonaro não houve criação significativa de novos campi. As cinco unidades criadas já haviam sido previstas por governos anteriores. Outras, apesar de anunciadas pelo atual governo, nunca saíram do papel.

A Expansão das Universidades Públicas

Quando Lula assumiu a Presidência pela primeira vez, havia 3,48 milhões de estudantes matriculados em cursos de ensino superior. Em 2016, último ano de governos do PT, esse número aumentou para mais de 8 milhões. Nesse mesmo período, o número de Universidades Federais aumentou de 45 para 63. Se antes apenas 118 cidades do Brasil contavam com instalações de Universidades Federais, em 2014 passou a ser 289. Em resumo: nos anos do PT, as Universidades Federais dobraram o número de unidades, de cursos oferecidos, de alunos matriculados e de municípios atendidos. Em contrapartida, durante seus quase quatro anos de governo, Bolsonaro assinou apenas um Decreto criando uma nova Universidade Federal, mas ela ainda não funciona plenamente por falta de verbas.

Investimento em Educação

Para que a Educação Pública possa funcionar, é preciso que haja dinheiro. No quesito investimento, durante os governos do PT a verba para Educação saltou de R$ 49,3 bilhões em 2002 para R$ 151,7 bilhões em 2015, o maior investimento registrado em toda a história do Brasil. Por outro lado, o governo Bolsonaro cortou inúmeras verbas destinadas à Educação. Apesar das Universidades terem sido fundamentais para ajudar o país durante a pandemia, muitas delas estão correndo o risco de fechar devido à falta de recursos. Além disso, nos Institutos Federais muitos estudantes estão com dificuldades de continuar estudando, devido à falta de verbas para alimentação e assistência estudantil. A desculpa de que o Brasil está sem dinheiro não serve, uma vez que o Governo Federal continua gastando rios com juros e amortização da dívida pública e com o orçamento secreto, enriquecendo mais ainda os bancos e liberando dinheiro para os políticos do Centrão.

Emprego para a juventude

Depois de formado, seja no ensino técnico ou superior, o desejo de todo estudante é conseguir um bom emprego. Quando Lula assumiu a Presidência, cerca de 13% da população brasileira estava desempregada. Ao longo dos governos do PT, 20 milhões de empregos foram gerados, chegando a taxa de 4,9% de desempregados, a menor em toda nossa história. Por outro lado, desde que o PT saiu do governo, o número de desempregados voltou a crescer. Hoje, cerca de 9% dos trabalhadores estão sem emprego. Como se não bastasse, os empregos hoje são piores do que foram no passado, uma vez que muitos trabalhadores não possuem carteira assinada e direitos básicos e o salário mínimo não teve nenhum aumento real.

Resumindo

Não precisamos concordar com todas as ideias de um candidato, mas é fundamental observar as propostas que mais trarão benefícios para nós e nossa família. Para garantirmos Educação e emprego de qualidade para os que mais precisam, o melhor candidato é Lula!

Veja e compare

Governos de Lula e do PTGoverno Bolsonaro
Criação de 422 campi da Rede de Ensino Técnico FederalAutorizou somente 12 novos campi, e apenas cinco foram inaugurados
Criação de 18 novas Universidades FederaisCriou apenas uma nova Universidade, que ainda não funciona plenamente
Mais do que dobrou o número de jovens no ensino superiorDiminuição do número de matrículas em Universidades pela primeira vez desde 1990
Maior investimento na Educação em toda história do BrasilUniversidades e Institutos Federais em risco de fechar por falta de recursos
Menor taxa de desemprego da históriaAlto número de trabalhadores desempregados
Aumento real do salário mínimoCongelamento dos salários

Baixe aqui o texto do SINASEFE visível acima (formato PDF).

Conteúdo relacionado

Eleger Lula para derrotar Bolsonaro (2° turno)

Eleições 2022