Notícias

Vidas em risco no CBNB

Postagem atualizada em 12/07/2020 às 19h10

Numa ação absolutamente incompreensível, os gestores do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) convocaram os docentes da instituição para realização de trabalho presencial sem nenhuma tarefa a ser cumprida, isso em meio à pandemia da COVID-19 no país.

A convocação foi anunciada na última sexta-feira (10/04) pela Aeronáutica, mantenedora do CBNB (situado na estrada do Galeão, da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro-RJ), causando forte indignação entre os trabalhadores da escola.

Trabalho presencial é desnecessário no momento

Sem a presença dos estudantes e com as equipes divididas em três grupos que se revezarão semanalmente, portanto impedidas de se reunirem para planejamento de ações pedagógicas, os trabalhadores foram convocados a ir ao CBNB sem possuir nenhuma tarefa concreta a ser realizada.

Trabalhadores em risco

Além do risco à saude e à vida que passam a correr, o ambiente do CBNB não proporciona aos servidores uma qualidade superior de desenvolverem suas atividades à qualidade do teletrabalho: a instituição possui poucos computadores e uma conexão de internet instável, o que inviabiliza a interatividade com os estudantes de maneira remota.

Em síntese: sem nenhum propósito ou benefício ao serviço público, os professores do CBNB estão sendo pressionados a se arriscarem ao contágio do coronavírus!

Ações da seção sindical

O Sinasefe CBNB-RJ, que realizou reunião virtual ontem (12/04), ingressou nesta segunda-feira (13/04) com duas ações contra a convocação dos professores para o trabalho presencial durante a pandemia: uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) e uma Ação de Procedimento Comum (APC) na Justiça Federal (processo nº 1021538-39.2020.4.01.3400, distribuído para a 21ª Vara de Brasília-DF) – por meio da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do SINASEFE.

APC

A APC do SINASEFE pede tutela de urgência contra a continuidade das aulas nas Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (IFEs Militares), bem como contra a exigência de comparecimento para aulas online em algumas instituições.

Além do CBNB, a AJN recebeu informações de que a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena-MG, e a Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB), em Belém-PA, também determinaram o retorno dos seus servidores às atividades presenciais.

Por fim, a APC questiona a concessão de férias antecipadas para os servidores das escolas da Aeronáutica – CBNB, Escola Caminho das Estrelas (ECE) e ETRB.

Baixe aqui a peça em sua integralidade (formato PDF, tamanho A4, 34 páginas).

Palavras de Emergência

O Sinasefe CBNB-RJ produziu um informe sobre o tema. Com o título “Palavras de Emergência”, o informe aborda as férias dos servidores civis, a implementação do trabalho remoto e a convocação dos professores para o trabalho presencial em revezamento.

Baixe aqui o documento da seção sindical em sua íntegra (formato PDF, tamanho A4, 3 páginas).

Conteúdo relacionado