Combate às opressõesNotasNotícias

Vidas Negras Importam, Carrefour!

Postagem atualizada em 26/11/2020 às 21h32

Novembro, mês da Consciência Negra. Infelizmente não podemos iniciar esta nota celebrando a luta de todos e todas que combatem diariamente o racismo em nossa sociedade. Mais uma vez a estupidez humana que nos corrói e impede de avançarmos como uma sociedade de igualdade, de amor e de respeito prevaleceu. Mais uma vez o ódio é o protagonista. O ódio não contra um homem, mas contra sua pele, contra a sua história, contra as suas origens.

Na noite de quinta-feira da semana passada (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, dois homens brancos espancaram até a morte João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, desarmado, no estacionamento de um supermercado de Porto Alegre-RS. O crime ocorreu diante de testemunhas, diante de câmeras de celulares, em um local monitorado por câmeras de segurança. Não houve pudor ou hesitação no ato. A vida de um homem negro, mais uma vez, é tomada em público, como expressão do ódio de homens brancos treinados para combater a negritude.

O 20 de novembro de 2020 amanheceu manchado com o sangue de João Alberto. O mês da Consciência Negra, mais uma vez, passou para nos lembrar que estamos muito longe, que a jornada pela igualdade e a luta pelo fim do racismo é uma batalha diária, de todos e todas. Para nos lembrar que, por mais que esse mantra tenha se espalhado pelo mundo nos últimos meses, é preciso repetir diariamente, até que fique gravado em nossa carne: Vidas Negras Importam!

O SINASEFE NACIONAL lamenta profundamente a morte de João Alberto Silveira Freitas. Ninguém terá paz até que todos e todas possam viver em paz. Não basta não ser racista, é preciso ser e promover o antirracismo, esse é o compromisso do nosso sindicato!

Vidas Negras Importam, Carrefour!
João Alberto Silveira Freitas, presente!

Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE

Conteúdo relacionado