NotíciasPolítica

Vitória da democracia: reitor eleito do IFSC, Maurício Gariba Jr, é finalmente nomeado

Postagem atualizada em 11/08/2021 às 9h04

Mais de dois anos após a legítima eleição de seu reitor, a comunidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) poderá, enfim, celebrar a democracia. Maurício Gariba Jr. foi nomeado nesta terça-feira (10/08) para exercer um mandato de quatro anos. O SINASEFE saúda a todas e todos que sempre defenderam a democracia e a autonomia do IFSC e seguirá na defesa ostensiva de uma Rede Federal democrática.

Maurício Gariba foi eleito em dezembro de 2019 (com 44,6% de votos do IFSC), mas, desde abril de 2020, o governo Bolsonaro nomeou interventores para o IFSC, com a desculpa de que Gariba enfrentava processos administrativos. Em maio de 2021, a CGU arquivou o PAD e absolveu Gariba de todas as acusações. A luta pela nomeação e posse de Gariba foi dura, envolvendo a comunidade escolar em diversas ações. O Sinasefe IFSC denunciou a intervenção também nas ruas de Santa Catarina, enfrentando a tentativa de censura do interventor à uma campanha de outdoors.

Defesa permanente da democracia
O SINASEFE reforça que seguirá na defesa ostensiva da democracia na Rede Federal de Educação. Trabalhadores e trabalhadoras organizados(as) em nossas fileiras seguem em luta para preservar a autonomia e democracia nas instituições: bandeiras históricas do sindicato, conquistadas sempre sob fortes mobilizações coletivas.

Leia também

Nomeação do Reitor eleito é vitória da luta coletiva (Sinasefe IFSC)

Conteúdo relacionado