Notícias

Vitória da mobilização! Consup do IFSP rejeita Future-se

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h16

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) rejeitou, em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUP), realizada nesta terça-feira (26), o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. A sessão foi proposta para debater o projeto do Governo Federal que modifica a forma de administração e financiamento das universidades públicas. Entre os argumentos expostos, foi consensual que a iniciativa é uma porta para a privatização das instituições públicas.

A questão da autonomia universitária também foi destacada, tanto no parecer técnico apresentado pelo professor Rogério de Souza (IFSP São Roque), quanto pelas contribuições realizadas pelos conselheiros e convidados.

SINASEFE e Sinasefe-SP se mobilizaram para denunciar os ataques contidos no programa desde seu lançamento, em agosto passado. Confira o material lançado pela Seção Sindical com 10 motivos para rejeitar a proposta. A comunidade escolar também reforçou a mobilização anes da realização da reunião, confira em vídeo:

VAMOS BARRAR O FUTURE-SE NO IFSP | Nesta terça-feira, 26 de novembro, o Conselho Superior do IFSP (Consup) vai realizar uma reunião com uma única pauta: o projeto Future-se. No vídeo, a fala da estudante Biana, representante discente no CONSUP, durante a concentração da manifestação contrária à aprovação do projeto que representa a entrega das universidades e Institutos Federais à iniciativa privada.Os Institutos Federais são fundamentais para a produção da ciência e tecnologia do nosso país, um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser valorizado, cuidado e incentivado. Não vamos permitir a privatização!?SAIBA MAIS: O Sinasefe-SP produziu materiais (panfleto, cartaz e cards para redes sociais) apresentando 10 motivos para rejeitar o Future-se. Confira! https://www.sinasefesp.org.br/single-post/2019/09/17/Sinasefe-SP-apresenta-10-motivos-para-rejeitar-o-projeto-Future-se-Junte-se-a-n%C3%B3s

Posted by Sinasefe-SP on Tuesday, November 26, 2019

Em setembro, diante de uma ocupação do Consup, o IFSC também se manifestou contrário ao Future-se. Segundo levantamento do Andes-SN, até o dia 23/10, os Conselhos Universitários de 29 universidades já se manifestaram oficialmente pela rejeição ao programa.

Conteúdo relacionado

Sindicato desmascara Future-se em audiência no Senado (31/10/2019)
Vitória da mobilização! Consup do IFSC rejeita o Future-se (19/09/2019)
Entidades da Educação Federal se reúnem com a PFDC/MPF (06/09/2019)
Em vídeo, Guilherme Boulos reforça: “Future-se é privatização!” (30/08/2019)
Vídeo-aula sobre o Future-se (09/08/2019)
Nota Técnica da AJN sobre o Future-se (02/08/2019)
Nota da DN sobre o Future-se (02/08/2019)

*Com informações do Sinasefe-SP.