Notícias

Lançamentos de livros no 9º SNE

Postagem atualizada em 21/04/2015 às 19h49

9SNE_midia38_verdeDurante o 9º Seminário Nacional de Educação do SINASEFE haverá o lançamento de dois livros, ambos remetendo seus discursos – de maneira direta e indireta – ao período da Ditadura Militar, um dos episódios mais tristes da história do nosso país.

Os militares e a crise de 1964: crise orgânica e golpe de classe

O golpe militar de 1964, que completou 51 anos poucos dias atrás, é objeto direto de avaliação no livro “Os militares e a crise de 1964: crise orgânica e golpe de classe” – Editora Prismas/PR, 2014, 601 páginas -, fabianoescrito pelo professor do IFRJ e diretor do SINASEFE Fabiano Godinho Faria.

Em seu texto, Fabiano oferece aos estudiosos dos eventos associados ao golpe de 1964 uma importante perspectiva de, a um só tempo, revisão e avanço no conhecimento. No livro se encontram, também, subsídios para uma compreensão mais profunda dos aspectos do atual regime democrático, que atualizam traços do golpe e do regime ditatorial por ele inaugurado. Confira a publicação aqui.

Poesias sem licença para Carlos Marighella

Um dos maiores personagens da luta contra a ditadura é homenageado com poemas. “Poesias sem licença para marighellaCarlos Marighella” – Editora Red, 2014, 64 páginas – é o livro do cineasta Carlos Pronzato, que também será lançado no 9º SNE.

Revolucionário comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. O cineasta Carlos Pronzato, querendo fazer um filme sobre Marighella, nos brinda com uma obra que fala mais de sua vida que de sua morte, que discute suas concepções ao invés de julgá-lo. Saiba mais sobre o livro aqui.

Lançamentos no SNE

As duas publicações serão lançadas no primeiro dia do Seminário, 23 de abril (quinta-feira), a partir das 20 horas, em meio à atividade cultural do evento. Ambos os autores estarão presentes no espaço. Não perca!