Diga NÃO à privatização e ao leilão do nosso petróleo!

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Diga NÃO à privatização e ao leilão do nosso petróleo!

Postagem atualizada em 18/10/2013 às 13h38

Não é de hoje que denunciamos a farsa que é o Governo Dilma Rousseff: eleito com um discurso demagógico de que “seria um crime privatizar o pré-sal”, este governo agendou para o próximo dia 21 o leilão da bacia de Libra, justamente a maior descoberta do pré-sal brasileiro.

alt

A CSP-Conlutas e os petroleiros de todo o Brasil estão denunciando e combatendo essa tentativa covarde do PT de entregar aos capitais privados um patrimônio da sociedade. Conquistas históricas da década de 1950, quando a classe trabalhadora encampou a campanha “O Petróleo é Nosso!”, ficam comprometidas com essa tentativa de privatização.

Diante deste cenário desfavorável, trabalhadores do setor estão – desde ontem (17) – construindo uma greve nacional, que tem como pautas: barrar o leilão das bacias petrolíferas de Libra; derrotar o PL 4330, que legaliza as terceirizações em atividades fins; e arrancar da Petrobras uma proposta que contemple a reivindicação dos trabalhadores, ou seja, 16,53% de aumento no salário base, sendo 10% de ganho real e 6,53 de reajuste pelo ICV-Dieese. Confira aqui o quadro nacional da greve!

O que está por trás desse leilão?

Os governos dos dois países mais populosos do mundo, China e Índia, os quais impõem as piores formas de precarização conhecidas à classe trabalhadora, fecharam acordo para saquear conjuntamente o petróleo e o gás natural em todo o mundo. Uniram-se, assim, a IBV/ONGC (indianas) e Sinopec/CNOOC/CNPC (chinesas) para atuar com esse objetivo no Brasil.

China e Índia são deficitárias em petróleo. Seus governos, então, decidiram que é melhor suas empresas petrolíferas cooperarem entre si no saque às outras nações do que competirem umas com as outras. Junto dessas empresas chinesas e indianas está a norte americana ConocoPhillips.

O Governo Dilma, da maneira mais subserviente possível, entrega o petróleo dos campos brasileiros aos países carentes de petróleo. E, simultaneamente, obriga a Petrobras a se desfazer do seu patrimônio, entregando-o também às multinacionais do setor. A criação da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) é o marco histórico do fim dos 60 anos da Petrobras! Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

O SINASEFE participa da luta em defesa do nosso petróleo!

No dia 4 de outubro, nosso Sindicato Nacional divulgou em nossos canais de comunicação material impresso e audiovisual da CSP-Conlutas sobre esse crime que o governo está cometendo contra um de nossos maiores patrimônios. O SINASEFE defende a soberania nacional e a posse estatal de nossas reservas energéticas!

Dia 21 (próxima segunda-feira) haverá um grande ato contra a entrega de Libra em diversas cidades do Brasil e o SINASEFE convoca toda a sua base a somar nesta luta. A solução não é alugar o Brasil ao capital estrangeiro, mas defender nossas riquezas naturais, territoriais e nossos direitos: é nisso que acreditamos e é por isso que tomaremos às ruas contra a privatização!