Postagem atualizada em 24/01/2014 às 17h13
Comemoramos hoje o Dia Nacional do/a Aposentado/a.
Mas diante de sucessivos governos que trataram o/a aposentado/a como uma pessoa que não existe mais, retirando-lhe direitos como paridade e integralidade; impondo perdas em reformas previdenciárias; e, mais recentemente, buscando arbitrariamente usurpar o direito à aposentadoria e jogar o/a trabalhador/a à Funpresp, não restam dúvidas que não há o que comemorar. Temos muitos motivos para lutar!
Hoje, 91 anos após a Lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os/as empregados/as de todas as empresas privadas das estradas de ferro – sendo um marco nacional em nossa previdência social, que até então atendia exclusivamente servidores/as federais -, olhamos pra trás com a certeza de que nosso direito à aposentadoria, que nunca foi bom, hoje está pior e em estágio de dilapidação ascendente.
O SINASEFE seguirá na luta por uma aposentadoria digna para os/as seus/suas filiados/as e todos/as os brasileiros. Quem contribuiu com sua força de trabalho na construção do que possuímos deve ser recompensado ao retirar-se da vida profissional, e não punido/a.