SINASEFE realizará cinco Cursos de Formação Política no primeiro semestre de 2015

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

SINASEFE realizará cinco Cursos de Formação Política no primeiro semestre de 2015

alt

Neste primeiro semestre, o SINASEFE estará promovendo, junto às suas bases, cinco Cursos de Formação Política. Os eventos foram idealizados pela Pasta de Formação Política e Relações Sindicais do nosso Sindicato e aprovados, com suas respectivas sedes escolhidas, na 128ª Plenária Nacional.

Onde serão?

Por deliberação da 128ª PLENA, haverá um curso por região:

  1. No norte, a Seção Sindical IF Roraima realizará o evento em Boa Vista-RR;
  2. Petrolina-PE será a sede do nordeste, sob responsabilidade da Seção IF Sertão-PE;*
  3. A região sudeste terá Alegre-ES como sede, com o curso sendo realizado pela Seção Alegre-ES;
  4. A Seção São Vicente da Serra-MT realizará o evento do centro-oeste, na cidade que possui o mesmo nome da seção;
  5. E o curso da região sul acontecerá em Rio do Sul-SC, coordenado pela Seção Sindical de igual denominação.

Divulgação

O evento público dos Cursos de Formação Política do SINASEFE já está no ar! Vai participar de algum deles e tem Facebook? Confirme sua presença aqui!

Datas

Já estão confirmadas as datas de quatro dos cinco cursos:

  1. Região norte: em Boa Vista-RR, de 22 a 24 de maio;
  2. Região sul: em Rio do Sul-SC, de 19 a 21 de junho;
  3. Região sudeste: em Alegre-ES, de 26 a 28 de junho;
  4. Região centro-oeste: em São Vicente da Serra-MT, 13 a 15 de agosto.
A previsão é tratar de temas como a formação dos sindicatos no Brasil; a crise do regime militar; e o novo sindicalismo e os desafios atuais para o movimento sindical num cenário de crise econômica internacional.

Programas político-metodológicos dos eventos
Os cursos estão sendo debatidos sob os seguintes programas de escolas de formação:

Ilaese
O programa do Ilaese, que será base dos eventos de Boa Vista-RR (região norte) e São Vicente da Serra-MT (região centro-oeste), tem como temáticas a formação dos sindicatos no Brasil; o movimento anarquista e o sindicalismo da primeira República; o governo Vargas e a criação da estrutura sindical; o golpe militar e a repressão ao movimento sindical; a crise do regime militar e o novo sindicalismo; neoliberalismo e sindicalismo cidadão; reorganização do movimento sindical na atualidade; o movimento sindical nos governos Lula e Dilma; e os desafios atuais para o movimento sindical num cenário de crise econômica internacional.
Baixe aqui o programa de formação sindical que será oferecido pelo Instituto, que tem como tema “História do Movimento Sindical Brasileiro”.
As Seções interessadas em levar este e/ou outros cursos às suas bases podem fazê-lo entrando em contato com o Ilaese: clique aqui para visitar o site.

Formador Sindical Ricardo Freitas

Já o curso ofertado pelo assessor/formador sindical Ricardo Freitas tem como centralidade a história da formação da luta popular e, posteriormente, sindical no Brasil, com digressões sobre o início do movimento sindical internacional, as quais embasam/complementam a abordagem histórica brasileira.

Fazem parte do curso análises de formação da luta popular em nosso país (chegada dos brancos europeus, resistência dos nativos; a vinda dos negros e suas lutas de resistência e combate da escravidão); o império, o início da república e da industrialização, com a consequente formação da “classe trabalhadora brasileira” e dos sindicatos no Brasil; o movimento anarquista e o sindicalismo da primeira república; o governo Vargas, a criação da estrutura sindical, a imposição da CLT e a contextualização histórica desse processo; o golpe civil/militar e os principais antagonismos de classe que os embasaram; o enfrentamento à ditadura e o renascimento de lutas populares e sindicais; o neoliberalismo e o sindicalismo cidadão; a atual “cara” do sindicalismo brasileiro e os desafios do próximo período da luta de classes.

Veja aqui o programa do curso que será ministrado por Freitas.

Formadores Sindicais André Ricardo, Dalton Luiz de Menezes e Ricardo Scopel Velho

Analisar o funcionamento da sociedade capitalista e as relações que a educação profissional estabelece com essa sociabilidade e, buscar compreender a contradições intrínsecas ao sistema e as possibilidades para superá-las, é o objetivo do curso ofertado pelo trio de formadores.

Confira o conteúdo e programação do mesmo aqui.

Núcleo de formadoras e formadores de base

Composto e organizado por um grupo de militantes do SINASEFE, este Núcleo de Formação possui como proposta a oferta de um conjunto de ementas que se debrucem sobre nossas demandas. Nesse sentido, entendemos que na qualidade de trabalhadores em educação, reunimos a experiência e a formação necessária ao desenvolvimento de um sindicalismo e de uma instrução pública que atenda as necessidades da classe, tanto no que se refere à formação dos futuros trabalhadores quanto àquilo que compete ao futuro de todos.

Nas ementas que o Núcleo oferta, os interessados poderão consultar propostas que visam acrescentar elementos ao debate acerca da construção coletiva de um cotidiano sindical e escolar comprometido com a interface entre o pensar e o fazer, paradigma capaz de transformar nossas Seções em espaços vocacionados ao desenvolvimento de uma pedagogia que reverbere o espírito de resistência assente nos movimentos sociais.

Saiba mais sobre o Núcleo no blog do mesmo: clique aqui para visitá-lo!

Convocatória

Confira a convocatória oficial do SINASEFE para os cinco Cursos de Formação Política: clique aqui para fazer o download do Ofício Circular nº 08/15, destinado às Seções e bases do nosso Sindicato. Após a definição de data para o curso da região Nordeste o SINASEFE elaborou o Ofício Circular nº 10, atualizado.

Inscrições

As Seções Sindicais envolvidas na organização do evento e a pasta de formação do SINASEFE estarão disponíveis para receber os pedidos de inscrição dos interessados em participar das atividades. Envie email para moisesqmonteiro@bol.com.br ou moisesqm@ifes.edu.br.

Material para download
  1. Cartaz dos Cursos de Formação Política (formato PNG)
  2. Cartaz dos Cursos de Formação Política (formato PDF)
  3. Programa do curso do Ilaese: História do Movimento Sindical Brasileiro (formato PDF)
  4. Programa do curso de Ricardo Freitas: Formação Política/Sindical (formato PDF)
  5. Ofício Circular nº 008/2015: convocatória dos Cursos de Formação Política (formato PDF)
  6. Ofício Circular nº 010/2015: convocatória atualizada dos Cursos de Formação Política (formato PNG)

Esta matéria passou por atualizações ao longo da elaboração da agenda dos cursos de formação, última atualização às 19h30min de 15/11/2015;

*Por deliberação da 138ª PLENA do SINASEFE, a etapa nordestina mudou de sede e será realizada em Natal-RN, em parceria com a Seção Natal-RN.