9º Escime amplia protagonismo das bases das IFE Militares em nosso Sindicato

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

9º Escime amplia protagonismo das bases das IFE Militares em nosso Sindicato

Postagem atualizada em 14/04/2015 às 15h40

Foi realizado em Barbacena-MG, entre os dias 10 e 12 de abril, o 9º Encontro dos Servidores Civis das Instituições Militares de Ensino (Escime), convocado em novembro de 2014 – durante a 127ª Plenária Nacional – e com sua data reafirmada em fevereiro deste ano, na 129ª PLENA.

SEDE

O evento teve como anfitriã nossa Seção Sindical Barbacena-MG, que organiza em sua base servidores lotados em uma IFE Militar (a Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar), e como sede o Hotel Miranelli.

PARTICIPANTES

46 servidores estiveram presentes no 9º Escime, representando 14 IFE Militares (Ciaba-PA, CM Brasília-DF, CM Juiz de Fora-MG, CM Porto Alegre-RS, CM Recife-PE, CM Salvador-BA, CM Santa Maria-RS, Eames-ES, ECE-MA, EEAR-SP, Epcar-MG, ETRB-PA, Fundação Ozório-RJ e Unifa-RJ) e de 11 estados diferentes (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).

INÍCIO DO ENCONTRO

Os debates foram bastante diversificados e divididos em três dias de atividades. Na noite de sexta-feira (10/04), a abertura teve as tradicionais saudações da Seção coorganizadora do Encontro e da Direção Nacional (DN) do SINASEFE, para em seguida encaminhar a primeira mesa do evento – a qual debateu a temática do assédio moral (tema frequente no ambiente das escolas e colégios militares) com as palestrantes Silvana Schuler Pineda (professora aposentada do Colégio Militar de Porto Alegre-RS) e Marinês Alchieri (advogada do Sinasefe Barbacena-MG).

A segunda mesa veio em seguida, com a denominação “Uma proposta pedagógica nas escolas militares: apresentação do livro literatura/leitura e produção textual no ensino médio” e palestra da docente Ione Vinhais, do Colégio Militar de Porto Alegre-RS.

SEGUNDO DIA DO 9º ESCIME

No segundo dia (11/04), os destaques ficaram com a mesa de conjuntura e a “escola de formação sindical” do SINASEFE. Na análise de conjuntura política, o técnico-administrativo Luiz Sergio Ribeiro, da direção do Sindscope-RJ, traçou um panorama das lutas da classe trabalhadora no país, focando nas ações dos Servidores Públicos Federais e das bases do SINASEFE NACIONAL, com um descritivo das principais ações realizadas nas décadas de 80, 90 (governos Collor e FHC), 2000 (chegada do PT ao governo federal) e – principalmente – nos últimos dois anos (2013 e 2014).

O “mestre-escola” Raimundo Dória, aposentado do Colégio Pedro II-RJ e tão conhecido dos nossos espaços políticos, fugiu por completo da “metodologia convencional” a qual estamos habituados e transformou sua palestra em uma uma “aula” sobre inclusão, apresentando inicialmente o método Braille aos participantes do Escime.

Em seguida, fez um paralelo das relações existentes entre o xadrez e o sindicalismo, mostrando como dentro do clássico jogo de estratégia/tabuleiro se encontra a história da humanidade. E depois dividiu o plenário em 12 grupos, organizando os trabalhadores por signos astrológicos e demonstrando a diversidade com que cada grupo concluiria uma tarefa simples: trocar uma lâmpada.

E concluindo a “aula da escola de formação sindical”, houve leitura e debate de cinco textos, sobre os temas: a) direitos humanos; b) humildade; c) solidariedade; d) ética; e e) a justificativa da ação realizada.

No segundo dia também foram pauta do evento 1) o ofertamento do PCCTAE aos servidores das IFE Militares, que atualmente estão no PGPE; 2) a experiência da greve na Escola Tenente Rêgo Barros, em Belém-PA; e 3) o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) nas escolas militares; completando as sete mesas previstas na programação inicial do evento.

PLENÁRIA FINAL NO TERCEIRO DIA

Por fim, o 9º Escime realizou na manhã de domingo (12/04) sua plenária final, a qual debateu temas como a ampliação dos canais de comunicação entre os servidores civis das IFE Militares; a ilegalidade e ilegitimidade do Proifes em representar os trabalhadores das escolas/colégios militares; e a comissão para representar o SINASEFE junto ao Ministério da Defesa.

ENCAMINHAMENTOS

Todos os encaminhamentos serão remetidos à uma PLENA e podem ser conferidos em nosso site. Baixe aqui o arquivo com as resoluções do Encontro em formato PDF.

RELEMBRE

Quer relembrar das atividades e debates do 9º Escime? Confira as discussões em fotos, ponto por ponto, no evento público que foi aberto para divulgação e hoje registra a memória do Encontro:

10/04/2015 (sexta-feira)

11/04/2015 (sábado)

12/04/2015 (domingo)