Reunião do Fonasef debate greve geral dos trabalhadores

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Reunião do Fonasef debate greve geral dos trabalhadores

Postagem atualizada em 07/10/2015 às 19h55

Em reunião realizada no final da tarde de ontem (06/10), na sede do Andes-SN, em Brasília-DF, os sindicatos, federações e centrais componentes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) começaram uma nova etapa nos debates do grupo: a construção do chamado para uma greve geral dos trabalhadores.

Esta etapa vai nascendo enquanto outra está em sua reta final: a Campanha Salarial 2015 dos SPF, com greves, mobilizações e mesas de negociação ainda não concluídas entre o governo e algumas entidades – dentre as quais o nosso Sindicato Nacional.

INFORMES
A reunião foi aberta com os tradicionais informes das entidades. Oito intervenções foram feitas, sendo estas de representantes do Andes-SN, Asfoc-SN, Assibge-SN, CSP-Conlutas, Fenajufe, SinTBacen, Sinal e SINASEFE.
Na intervenção do nosso Sindicato, expusemos as deliberações da 137ª PLENA sobre a rejeição da proposta ofertada pela Setec/MEC, com pedido de nova audiência, e o aceite ao acordo proposto pelo MPOG. A dificuldade de nova mesa com o Ministério da Educação foi frisada na ocasião.
Mais informações sobre os informes das entidades estão contidas em nosso relatório detalhado da reunião.

GREVE GERAL
A construção de uma greve geral dos trabalhadores, a ser articulada junto aos sindicatos que não estão no Fonasef e com as centrais sindicais, foi o principal ponto de debate da reunião.
Diante da conjuntura de sucessivos ataques do governo à classe trabalhadora, a última delas em um “pacotaço” de ações contra nossos direitos historicamente conquistados, foi que surgiu a necessidade de tal chamamento. O mesmo será iniciado pelas centrais sindicais e as entidades do Fórum demonstraram, durante o diálogo, predisposição para participar da construção dessa nova empreitada.
Mais informações também constam no nosso relatório detalhado da reunião.

OUTUBRO DE LUTA
Por desencadeamento da Marcha e do Encontro Nacional dos Trabalhadores, realizados em São Paulo-SP nos dias 18 e 19 de setembro, ficou definido que o mês de outubro seria tomado por uma jornada de lutas e mobilizações em todo o país, dando continuidade à construção de um polo classista para responder – na perspectiva dos trabalhadores – qual saída a crise política atual de ter.
O “outubro de luta”, construído a partir das entidades do Espaço Unidade de Ação – dentre as quais o SINASEFE e a CSP-Conlutas -, também ter por objetivo a construção da greve geral dos trabalhadores.
Clique aqui para ler mais sobre o tema no Boletim da Secretaria Executiva Nacional (SEN) da CSP-Conlutas nº 42, lançado para este mês de outubro.

BOLETIM DO FONASEF
O Manifesto enviado ao Congresso Nacional no último dia 23 de setembro foi transformado em Boletim Especial do Fonasef.
A publicação, de uma única página, pode ser baixada aqui em nosso site, em formato PDF: clique para fazer o download.

RELATÓRIOS
Além dos temas resumidos acima, a reunião também abordou um encontro entre as centrais sindicais para debate da greve geral e a PEC que ataca o nosso direito ao abono permanência.
Confira o detalhamento de todos os debates no relatório do Fórum: faça o download do arquivo de duas páginas produzido pelo SINASEFE, em formato PDF, clicando aqui.
Baixe aqui a versão complementar da relatoria, produzida por CNESF, CSP-Conlutas e Sinal.

PRÓXIMAS REUNIÕES
O próximo encontro das entidades do Fonasef acontecerá no dia 21 de outubro, em Brasília-DF (local a confirmar) no período matutino.
Na tarde do mesmo dia o Fonasef participará de uma reunião ampliada, também em Brasília-DF e com local também a confirmar, com sindicatos que não participam do Fórum e centrais sindicais, tendo por finalidade discutir a construção da greve geral dos trabalhadores.

FOTOS
Confira as fotos do encontro de ontem (06/10) do Fonasef: visite aqui o nosso álbum.