SINASEFE homenageia secretárias e secretários pelo seu dia!

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

SINASEFE homenageia secretárias e secretários pelo seu dia!

Postagem atualizada em 30/09/2016 às 17h33

Nesta sexta-feira, 30 de setembro, é celebrado o Dia da Secretária, data em que são homenageados os profissionais que auxiliam o trabalho de alguma outra pessoa, atuam como assessores na organização de atividades do dia-a-dia, rotinas administrativas, organização de eventos, viagens e demais tarefas, seja em um escritório ou como assistente pessoal.
O SINASEFE homenageia neste dia, especialmente, as nossas trabalhadoras que atuam como secretárias, Regilaine Mendonça, Lúcia Santos e Raquel Kotnick, o nosso trabalhador que atua como secretário, Clebivan Costa, e também a nossa diretora que ocupa o cargo de secretária geral em nossa atual nominata, Alice Gomes. Homenageamos, também, todos e todas que trabalham diariamente nessa importante função!

Origem da data
A origem do Dia da Secretária está ligada a Lilian Sholes, que foi a primeira mulher a datilografar em uma máquina de escrever em público. Lilian estava testando o invento de seu pai Christopher Sholes, que havia criado um novo tipo de máquina de escrever.
Assim para comemorar o centenário de seu nascimento, que foi em 30 de setembro de 1850, várias empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram concursos de datilografia, nos quais buscavam a melhor datilógrafa, além de outras comemorações.
Com o passar dos anos essa data ficou conhecida como o Dia das Secretárias, pois era um tipo de equipamento muito utilizado pelas secretárias na época.
Apesar de não ser oficializada em todo o Brasil, a data de 30 de setembro é reconhecida como Dia da Secretária. Em alguns estados, como São Paulo, criaram-se leis para oficializar o dia – Lei Estadual n° 1.421 de 26/10/1977.

Origem da profissão
A profissão de secretária tem origem muito antiga, em parte na função do antigo escriba.
Os escribas na Grécia antiga eram pessoas que tinham estudado bastante e possuíam um alto nível de conhecimento, geralmente de origem nobre e muito prestígio na sociedade.
Porém com o surgimento dos regimes democráticos, que levaram a queda da nobreza como um todo, muitos escribas acabaram se tornando professores, filósofos, eruditos ou escritores, enquanto outros que não tinham tanta influência continuaram como escravos prestando serviços aos seus senhores, que acabavam utilizando seus conhecimentos para atividades de assessoria, conhecidos posteriormente como secretários.
Essa profissão existiu no Império Romano, para auxiliar nos escritórios da administração pública, porém entrou em declínio na Idade Média, onde somente existiam em instituições religiosas.

Secretária no mundo atual
Com a ascensão das atividades comerciais após a revolução industrial, cresceu novamente a necessidade dessa profissional para auxiliar nas atividades de administração da empresa, onde de forma mais ordenada e melhor remunerada, a profissão de secretária voltou a ser fundamental dentro das organizações.
O termo secretária também possui variação para o gênero masculino (secretário), porém menos utilizado, uma vez que havia falta de mão de obra masculina para muitas atividades em razão da primeira guerra mundial, assim as mulheres acabaram ocupando esse espaço através da revolução feminista, conquistando o direito de trabalhar e tornando-se comum encontrarmos mulheres em funções de secretaria.