Comunicado da DN às seções sobre ações em relação aos cortes orçamentários

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Comunicado da DN às seções sobre ações em relação aos cortes orçamentários

Postagem atualizada em 29/06/2017 às 5h00

A Direção Nacional (DN) do SINASEFE lançou na última sexta-feira (23/06) um comunicado às seções sindicais sobre um conjunto de quatro ações a serem tomadas em relação aos cortes orçamentários à Educação Federal decorrentes da Emenda Constitucional nº 95/2016.
O texto foi repassado às seções por e-mail na semana passada e agora, para reafirmação do comunicado, redivulgamos o conteúdo aqui em nosso site.

Comunicado da DN às seções sindicais do SINASEFE

Considerando o cenário de cortes e contingenciamentos realizados pelo Governo Federal no orçamento das Instituições Públicas de Ensino, através da emissão de Emendas, Decretos e Portarias, como por exemplo, a Emenda Constitucional n° 95/2016 que congelou os recursos orçamentários destinados às políticas sociais por 20 anos, incluindo a educação, a previdência e a saúde, sendo que estes recursos serão corrigidos apenas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), cuja previsão para os próximos anos é de 4,5%, o Decreto nº 8.961 de 16/01/2017 que estabelece a liberação de apenas 60% do total a cota de limite de empenho e movimentação, além do contingenciado em 10% e 30%, respectivamente, as dotações de custeio e capital da LOA/2017 (Lei Orçamentária Anual) e a Portaria MPDG (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) nº 28 de 16/02/2017 que condiciona a contratação de bens e serviços em até 80% do que foi empenhado em 2016.

A DN do SINASEFE, preocupada com estes cortes e contingenciamentos de recursos e seus impactos na Rede Federal, comprometendo a manutenção e funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais, solicita que as seções e sindicatos filiados realizem os seguintes encaminhamentos, para que possamos levantar a situação das Instituições Federais de Educação:
  1. Pressionar as reitorias para que em conjunto realizem audiências/eventos sobre o orçamento do respectivo Instituto, e que se apresente também o quadro orçamentário de cada campus; detalhamento esse que deve apresentar: a) a proposta orçamentária; b) o que foi aprovado na LOA 2017; e c) os respectivos cortes/contingenciamentos para cada ação orçamentária;
  2. Que a seção/sindicato filiado faça ampla divulgação à toda a comunidade acadêmica quanto às informações recebidas, ou seja, divulgue em suas diversas mídias;
  3. Em caso de negativa ou negligência por parte da reitoria quanto à disponibilização das informações solicitadas, cabe acionar a LAI (Lei de Acesso à Informação);
  4. E que essas informações sejam encaminhadas à DN – pelo e-mail dn@sinasefe.org.br – para que possamos fazer o levantamento da situação de todas as instituições e uma grande mobilização para assegurar o orçamento da Rede Federal de Educação.
Conteúdo relacionado