Postagem atualizada em 24/01/2018 às 16h52
O SINASEFE NACIONAL, por meio dessa nota, vem se manifestar a respeito do julgamento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorre neste dia 24 de janeiro, nas dependências do TRF-4, em Porto Alegre-RS.
Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que o SINASEFE NACIONAL, historicamente, se portou de forma independente de governos e partidos. Estamos entre os sindicatos que se colocaram, desde sua existência, independente de qualquer governo, na luta e na resistência. Mobilizamos intensamente contra as Reformas da Previdência atual e dos governos anteriores, assim como nos mantivemos firmes contra a Funpresp-Exe.
Portanto, se hoje escrevemos essa nota, não é por opinião ou posicionamento a favor de Lula ou de seu projeto eleitoral, escrevemos simplesmente porque não nos é indiferente um golpe de Estado e seu processo de continuidade. Não nos é indiferente que o Poder Judiciário esteja servindo, de forma tão mesquinha e descarada, aos interesses da coligação golpista.
Provas abundam de corrupção contra Michel Temer (PMDB) e, a despeito disso, segue ele na Presidência da República, impune, diante de duas denúncias gravíssimas e a caminho de ser livrado de uma terceira pelo mesmo Congresso que votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff em clima de festa.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegou a ser afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi mantido no cargo pelo plenário do mesmo Senado que chancelou o golpe contra a presidenta Dilma. Enquanto isso, o ex-presidente Lula está prestes a ser condenado em segunda instância num julgamento viciado, em que se ignora, de forma flagrante e cínica, as provas existentes em sua defesa e a fragilidade dos indícios contra ele, num processo em que os próprios juízes e seus assessores diretos se colocaram já sob suspeita e assumiram sua parcialidade em vários momentos.
Não nos surpreende que um Judiciário como esse seja célere em julgar o ex-presidente Lula, mantendo Aécio, Temer e seus amigos fora da cadeia, ao mesmo tempo em que age de maneira extremamente lenta para libertar o estudante Rafael Braga!
Mesmo declarando não ter qualquer ilusão numa eventual candidatura de Lula em 2018, e nem posicionamento oficial contra ou a favor da mesma, o SINASEFE NACIONAL, por meio desta nota, vem a público denunciar o complô golpista formado pelo conluio entre a grande mídia, o Judiciário, o Executivo e grande parte do Legislativo que, neste momento, tentam impedir o direito constitucional do ex-presidente Lula ser candidato.
Temos no seio de todos os ativistas que atuam no SINASEFE posições várias sobre o significado dos governos de Lula e Dilma, sobre o posicionamento políticos destes, sobre as eleições de 2018, sobre a participação nos atos dos dias 24 e 25, dentre vários outros temas.
Mas sobretudo temos posição comum contra medidas autoritárias e as restrições aos poucos espaços de democracia em nosso país. Somos unânimes na defesa das liberdades democráticas.
A tentativa de retirar Lula do processo eleitoral por meio de artifícios jurídicos, em um processo que carece de materialidade de provas, que infringe uma série de direitos democráticos, como o de ampla defesa, significam uma tentativa de estreitar ainda mais as parcas arestas democráticas do Estado brasileiro e representam um ataque a todos os movimentos sociais, aos sindicatos e à esquerda em geral. As instituições da limitada democracia burguesa querem restringir ainda mais o poder de decisão da maioria da população.
Em defesa das liberdades democráticas e o direito de Lula ser candidato!
Contra os ataques e as reformas de Temer!
Nenhum direito a menos!
Direção Nacional do SINASEFE
Conteúdo relacionado