Postagem atualizada em 15/05/2018 às 20h11
O SINASEFE se reuniu na manhã da última quarta-feira (09/05) com representantes de Seções Sindicais do Goiás. O objetivo do encontro, realizado na sede do Sintef-GO, em Goiânia-GO, foi debater a luta contra a implantação do ponto eletrônico no IFG. Desde o início de 2018 os trabalhadores da instituição estão combatendo esta medida, aplicada sem o mínimo debate.
Histórico
Na reunião, os representantes locais apresentaram um histórico do processo de implantação do ponto eletrônico na instituição, iniciado em janeiro deste ano. Mesmo com a mobilização ainda inicial, os lutadores conseguiram adiar a implementação do controle eletrônico (e biométrico) em 90 dias, com a criação de um GT para debater o tema. Apesar de ser composto majoritariamente por servidores ligados à reitoria, o GT já começou seus os trabalhos e tem uma reunião prevista para o dia 23/05.
Encaminhamentos
O SINASEFE, além de se envolver no debate apoiando as seções sindicais em luta, vai solicitar uma reunião com a reitoria do IFG. Outra proposta aprovada na reunião foi a de suspender a próxima reunião do GT, marcada para 23/05, até que a reitoria converse com as entidades sindicais (locais e nacional).
Abaixo o ponto eletrônico!
O SINASEFE está em alerta para a agenda nacional que visa implementar o ponto eletrônico de forma generalizada na Rede Federal. Somos contra essa investida e não pouparemos esforços em combatê-la. Educação não é mercadoria e nem pode ser contabilizada em horas dentro de espaço confinado. Trabalhadores da Rede precisam estar atentos e se posicionando ativamente contra mais essa ofensiva, tanto com suas gestões quanto com as seções sindicais e o sindicato nacional.
Participantes
Representaram o SINASEFE os diretores Carlos Magno e Ed Fábio. Além dos diretores do Sintef-GO (Marcelo Lira, Walmir Barbosa e Regina Célia), participou um representante da Seção Sindical Formosa (Wagner Ayrão).
Material das Seções
O Sintef-GO se posicionou contra a medida diversas vezes, debatendo o tema em assembleias e reafirmando a defesa dos direitos dos trabalhadores. Confira o vídeo divulgado em 28/01. Leia também a nota de repúdio aprovada pelo sindicato local. O sindicato goiano está voltando ao SINASEFE, após aprovar a retomada da filiação em abril.