Combate ao ponto eletrônico: sindicato segue em luta

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Combate ao ponto eletrônico: sindicato segue em luta

Postagem atualizada em 08/06/2018 às 18h15

A luta do SINASEFE para barrar o ponto eletrônico segue intensa neste início de junho. Na terça-feira (05/06) o sindicato esteve reunido com trabalhadores no campus Estrutural do IFB, na quarta-feira (06/06) nos campi Águas Lindas e Valparaíso e na quinta-feira (07/06) no campus Formosa. O sindicato contrapôs os discursos legalistas das reitorias com elementos concretos da realidade e localizou este ataque junto aos demais que a Rede Federal e os serviços públicos vêm sofrendo. Confira os panfletos da entidade contra o ponto e a invasão de base.

Além de pautar o combate ao ponto eletrônico, o SINASEFE debateu itens como a EC 95/16, a lei das terceirizações irrestritas, a Reforma do Ensino Médio, o PL do Carreirão, o redimensionamento dos institutos federais e o PLS 116/2017 (que prevê demissão de servidores estáveis).

Ao longo dos debates, os trabalhadores trocaram ideias para denunciar os efeitos adoecedores da implantação arbitrária do controle eletrônico de frequência. Sugestões como pesquisar sobre os índices de adoecimento e remoções, criar espaços (inclusive virtuais) pra denúncia dos assédios surgiram em diversas intervenções.

Semelhante ao que já aconteceu nas demais visitas do SINASEFE aos locais de trabalho, foram apresentados diversos posicionamentos dos presentes. A necessidade de organizar os trabalhadores para continuar combatendo o ponto eletrônico e todos os outros ataques à classe trabalhadora foi reafirmada em numerosas falas dos servidores.

Participantes e álbum de fotos
Além dos plantonistas da semana (Sílvio Sérgio, Isaías dos Santos e Aliomar da Silva), os dirigentes Camila Marques, Ed Fábio Agapito e Paulo Reis estiveram nas atividades. Confira o álbum de fotos com registros das reuniões realizadas.


Histórico

Desde o início de 2018, os trabalhadores do IFG lutam contra a implantação do Ponto Eletrônico no IFG. SINASEFE e Sintef-GO conquistaram uma importante vitória no último dia 23/05, quando as entidades conseguiram a suspensão da reunião do Grupo de Trabalho (GT) que visava debater a implementação deste mecanismo de controle de jornada para os servidores do IFG.

Conteúdo Relacionado