8 de março: seguir vigilantes em defesa dos direitos das mulheres

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

8 de março: seguir vigilantes em defesa dos direitos das mulheres

Postagem atualizada em 07/03/2019 às 20h32

Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.

Simone de Beauvoir

As palavras de Simone relembram a necessidade de reforçar a luta ostensiva pelos direitos das mulheres, mesmo em pleno ano 2019. Neste 8 de março o SINASEFE reafirma a centralidade da defesa dos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Convocadas pelas mulheres, centenas de pessoas ocupam as ruas do país hoje, marchando contra a violência machista e em defesa da aposentadoria, denunciando a nefasta Reforma da Previdência em curso no Congresso.
A convocação global do 8M é para denunciar a violência e o feminicídio em todo o mundo, além dos ataques dos governos neoliberais aos direitos mais elementares das mulheres trabalhadoras. No Brasil, iniciamos o ano com mais de 100 casos de feminicídio e os números não param de crescer, da mesma forma que aumentam os números de estupros e agressões contra as mulheres.

O governo de Jair Bolsonaro busca colocar, diariamente, as mulheres em situação de maior vulnerabilidade. Não somente com seu discurso que incentiva o machismo, mas com medidas concretas ainda mais violentas e retrógradas.

Diante de tantos ataques desse governo de retrocessos, é fundamental a realização de grandes atos e manifestações e debates, no 8 de março e também na Semana de Luta das Mulheres.

Vamos levantar também as bandeiras de luta pela defesa da saúde e educação públicas. O congelamento dos gastos públicos (EC 95/2016), aprovado ainda no governo Temer, ataca diretamente as mulheres da classe trabalhadora, assim, defendemos a universalização das matrículas em creches e escolas públicas, gratuitas e de qualidade, além da ampliação e defesa do SUS.

Conteúdo relacionado