SINASEFE convoca as bases para elaboração de proposta para nova Rede de Ensino Federal

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

SINASEFE convoca as bases para elaboração de proposta para nova Rede de Ensino Federal

Postagem atualizada em 30/07/2013 às 21h33

   Os integrantes do GT Democratização das Instituições Federais (convocados a partir do acordo da última greve), se reuniram na tarde da ultima quinta-feira (25) e estabeleceram a necessidade de ampliar o debate sobre o tema, de modo a discutir uma nova proposta de estrutura, autonomia e financiamento da nossa Rede. Ou seja: uma verdadeira democratização dos Institutos Federais. Entre os dias 6 a 8 de agosto, o SINASEFE convoca as bases à Brasília, a fim de construírem tal projeto (veja a convocatória).

   Os membros do GT do SINASEFE definiram que irão fazer uma reunião com todos os seus membros, de forma ampliada, chamando as bases a participarem com um representante de cada Seção Sindical. Será enviado um ofício circular apresentando a pauta e o temário e as Seções enviarão (aquelas que desejarem) um representante para a referida atividade, a ser realizada nos dias 06, 07 e 08 de agosto, na sede do SINASEFE. Será construída uma proposta nestes três dias e posteriormente apresentada para deliberação nos fóruns nacionais do SINASEFE.

alt

  Tal encaminhamento é advindo do processo de discussões que está sendo construído junto ao MEC, que na última reunião avançou para o debate de uma proposta única para que Universidades e Institutos Federais que queremos, tal como no atual governo Dilma.

   Nessa reunião ficou definido que serão realizadas oficinas que o SINASEFE, FASUBRA, ANDIFES, CONIF e MEC apresentarão os seus posicionamentos sobre estrutura de funcionamento, financiamento e, consequentemente, democratização das Instituições Federais de Ensino. No caso do SINASEFE a finalidade é construir uma proposta que modifique a atual situação dos Institutos Federais, bem como discutir sobre a estrutura e a forma de funcionamento de vínculos das demais Instituições de Ensino em que compõem a base do SINASEFE (IFEs Militares e os profissionais dos ex-territórios).

   Por conta do inicio das discussões serem pautadas a partir do projeto de Universidade que se pretendida pela bancada sindical e pela ausência de representação SETEC/MEC e do CONIF (estiveram presentes ANDIFES, FASUBRA, SINASEFE e SESu/MEC), o SINASEFE foi incisivo ao defender a necessidade da discussão que envolva todos os setores e não somente as Universidades. A proposta foi absorvida pelo grupo que decidiu que a primeira oficina discutirá as propostas relativas a Universidade e nas posteriores o SINASEFE proporá o seu entendimento para a Rede Básica, Profissional e Tecnológica.alt

   O SINASEFE pontuou que o MEC convidasse a representação dos outros setores que fazem parte desse debate: representação dos estudantes das universidades e dos IFs e ANDES. O esforço do órgão também foi cobrado pelo SINASEFE para garantir a presença do CONIF e da SETEC/MEC. A primeira oficina ficou prevista para a última semana de agosto, agenda a ser confirmada pelo MEC.

   Por conta da demora no início dos trabalhos desse GT (que tinha prazo de finalização até 31 de abril), o Secretário da Sesu/MEC, Paulo Speller, se comprometeu em exercer um calendário empenhado objetivado na proposta conjunta a ser encaminhada à Presidente e posteriormente ao Congresso Nacional.