SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE MARCHARAM SOBRE ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Greve 2012

SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE MARCHARAM SOBRE ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Postagem atualizada em 18/07/2012 às 22h09

alt

Nesta quarta-feira (18), a greve dos servidores das Instituições Federais de Educação e outros setores do funcionalismo público tomou o rumo de Brasília – DF. O movimento grevista, que já paralisa algo em torno de 135 mil servidores, ganhou um capítulo retumbante. Os grevistas marcharam sobre a Esplanada dos Ministérios para manifestar sua indignação contra a política salarial do Governo. Um cartaz do SINASEFE como abre-alas antecipou o slogan da marcha: “Dilma Corta-ponto Roussef” e “Chega de embromação! Negocia Dilma!”.

Acuado pela opinião pública, o governo tenta a todo o momento caracterizar os servidores como irresponsáveis, alegando que não pode negociar mais devido à crise econômica mundial. Mas esquece de esclarecer para a população que 47,19% do orçamento de 2012 vão para pagamento da dívida pública com os bancos. Aprovada pelo Congresso nesta terça (17), a Lei de Diretrizes Orçamentárias não prevê reajustes salariais no ano de 2013, pois o Governo se opôs ao texto do Relatório Final que continha uma margem para reajustes dos servidores .

Dilma e seus ministros não tinham percebido ainda a força da greve, mas 15 mil manifestantes vindos de toda parte do Brasil, entre estudantes, docentes, técnico-administrativos, servidores de ministérios, agências reguladoras e FUNAI, incomodaram o Planalto que considerou bastante elevado o número de integrantes do protesto.

Apesar de a mídia ter veiculado notícias tendenciosas sobre a greve e a negociação, o governo achava que tinha silenciado os trabalhadores. Deu-se o oposto. Os caravaneiros e os ocupantes do Acampamento de servidores plantado na Esplanada adensaram a marcha, com seus cartazes, apitos, palavras de ordem e muita indignação.

Truculência e embromação

alt

A manifestação foi pacífica, mas no final da marcha os servidores se concentraram no Ministério do Planejamento, em uma tentativa de ser recebidos pela Ministra Miriam Belchior, para tentar negociar a partir dali a pauta das diversas categorias. A resposta foi dada pela Polícia Militar do DF, com spray de pimenta e cacetetes. No tumulto, vários dirigentes sindicais foram atingidos, inclusive dirigentes do Sinasefe.

COMANDO NACIONAL DE GREVE

SINASEFE