Postagem atualizada em 05/09/2012 às 21h37
A atitude autoritária da diretora pró tempore, Vera Maria Ferreira Rodrigues, do Colégio Pedro II, teve como consequência uma manifestação de estudantes, professores e técnicos administrativos em frente ao prédio da reitoria na manhã de hoje (5). Essa reação da comunidade é decorrente da escolha arbitrária da nova dirigente em desconsiderar a participação democrática da comunidade na elaboração do estatuto da instituição, que implicará, diretamente, na organização administrativa, política e pedagógica, ou seja, no dia-a-dia de todo o Colégio Pedro II. Ao ignorar a Lei 11.677/12, a dirigente desconsidera a participação da comunidade na elaboração de tal estatuto.
Como querer fazer de forma aligeirada a construção e aprovação de um documento tão importante sem o envolvimento de todos os interessados? Atitudes autoritárias e ultrapassadas como essa depõem contra o processo democrático que se busca e que já vigora em algumas instituições de ensino.
Ressaltamos a atitude de todos os companheiros e companheiras, que conscientes de que, passivamente, não deveriam acatar tal decisão e foram manifestar o seu repúdio a atos de gestores que querem se impor por meio de modelos administrativos atrasados, da força e do autoritarismo, como o da dirigente.
Abaixo a ditadura em nossas instituições!
No link abaixo, segue matéria sobre o protesto: