Postagem atualizada em 15/05/2014 às 17h02
Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) irão paralisar suas atividades no dia 21 de maio, conforme deliberação da última reunião do Setor das Ifes do Andes-SN (confira o relatório). O dia será marcado por atividades das Seções Sindicais em todo o país e por vigílias nas cidades durante a reunião do Andes-SN com o Ministério da Educação (MEC), marcada para o mesmo dia, para mostrar ao governo federal que a categoria está mobilizada e atenta ao resultado das negociações do Sindicato Nacional com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do MEC.
Os professores estão seguindo o calendário de atividades aprovado pelo Setor das Ifes, que indica que nessa semana a categoria deve se articular com os técnico-administrativos em greve e estudantes na luta pelas pautas locais. As Seções Sindicais também estão realizando assembleias para discutir as mobilizações do dia 21 de maio. Na próxima semana, as assembleias locais discutirão o indicativo de greve nacional dos docentes das IFES.
Marinalva Oliveira, presidente do Andes-SN, citou a importância da pressão política gerada pelas manifestações da categoria para que o governo responda positivamente na negociação do dia 21. “Vamos à reunião apresentar, como acordado, novos pontos para discussão com a Sesu. Nossas propostas são consistentes, tem respaldo da categoria e esperamos que o processo avance para que produza resultados positivos o mais rápido possível sobre as condições de trabalho dos professores e sobre a qualidade acadêmica nas instituições federais de ensino”, afirmou Marinalva.