Postagem atualizada em 18/11/2015 às 15h44
Na última sexta-feira (13/11) o SINASEFE esteve presente no 41º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes). A participação do nosso Sindicato se deu por intervenção na mesa “Pronatec: desafios e perspectivas”, empreendendo uma crítica aos aspectos privatizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – contra qual já lançamos um panfleto com material de resolução aprovada na 121ª PLENA.
DEBATE
A mesa, que aconteceu no período vespertino da sexta-feira (13/11), contou com a exposição de duas visões sobre o Pronatec. Uma em defesa ao Programa, ministrada pelo diretor do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Muller; e outra com a crítica aos seus aspectos mercantis e privatizantes, defendida pelo diretor do SINASEFE Ronaldo Naziazeno.
Na síntese dos debates, os estudantes – divididos entre a Fenet e a Ubes – exaltaram, em maioria, o ingresso ao ensino técnico facilitado pelo Pronatec, mas defenderam a necessidade de uma visão antiprivatista do ensino público por parte do Ministério da Educação (MEC).
A presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Chapecó-SC, Talia Leite, foi mediadora da mesa e também participou da discussão.
ARTIGO
A intervenção do SINASEFE na mesa foi transcrita no artigo “O Pronatec como eixo privatizante”. Clique aqui e faça o download do documento, com o texto exposto na mesa do 41º Conubes em sua integralidade.
REPRESENTAÇÃO DO SINASEFE
O SINASEFE foi representado no espaço pelo seu secretário-adjunto da pasta de políticas educacionais e culturais, Ronaldo Naziazeno.
FOTOS
Clique aqui e confira algumas fotos da mesa do Congresso da Ubes que contou com a participação do nosso Sindicato Nacional.