Natal-RN sediará Curso de Formação Política da região nordeste

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Natal-RN sediará Curso de Formação Política da região nordeste

Postagem atualizada em 19/11/2015 às 19h51

A última etapa dos Cursos de Formação Política promovidos pela pasta de formação da Direção Nacional (DN) do SINASEFE será realizada na capital potiguar e terá como anfitriã a Seção Sindical Natal-RN.

DATA E LOCAL
O curso da região nordeste, quinto e último a ser realizado, acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2015, no hotel Bello Mare Comfort, em Natal-RN. Baixe aqui a lista preparada pela Seção Natal-RN com sugestões de hotéis e restaurantes para os participantes do evento.

EMENTA
A execução do curso será ministrada pelo formador sindical Ricardo Freitas, que já foi expositor das etapas de Rio do Sul-SC e Alegre-ES – ambas realizadas em junho deste ano. Haverá emissão de certificados, com carga horária total de 24 horas, aos participantes do evento. Veja aqui mais informações sobre a cartela de ementas disponíveis para os Cursos de Formação Política do SINASEFE.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento de Natal-RN será similar às dos que foram realizados nas regiões sul e sudeste, por se tratar da mesma ementa e ministrada pelo mesmo formador. Segue abaixo a estrutura completa do curso:

Sexta-feira (18/12)

14 às 18 horas: Apresentação e sensibilização.

Sábado (19/12)

8 às 12 horas: A história da formação da luta popular e, posteriormente, sindical no Brasil, tendo rápidas abordagens sobre o início do movimento sindical internacional, para embasar a abordagem histórica brasileira. A formação da luta popular no Brasil (chegada dos brancos europeus, resistência dos nativos; a vinda dos negros e suas lutas de resistência e combate da escravidão); o império, o início da República e da industrialização, com a consequente formação da “classe trabalhadora brasileira” e dos sindicatos no Brasil.

14 às 18 horas: O movimento anarquista e o sindicalismo da primeira República; o governo Vargas, a criação da estrutura sindical, a imposição da CLT e a contextualização histórica desse processo.

Domingo (20/12)

8 às 12 horas: O golpe civil/militar e os principais antagonismos de classe que o embasaram; o enfrentamento à ditadura e o renascimento de lutas populares e sindicais; neoliberalismo e sindicalismo cidadão; a atual “cara” do sindicalismo brasileiro e os desafios do próximo período da luta de classes.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 18 de dezembro: para se inscrever clique aqui e acesse o site do Sinasefe Natal-RN.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail sinasefenatal@gmail.com.

MUDANÇA DE SEDE
Inicialmente, conforme aprovado pela 128ª PLENA do SINASEFE, o evento da região nordeste aconteceria na cidade de Petrolina-PE, em parceria com a Seção do IF Sertão-PE.
Por divergências com a formatação do curso, um acordo entre o Sinasefe IF Sertão-PE e a DN foi firmado, ficando a Seção Sindical responsável por realizar um outro evento de iniciativa própria e a sede da etapa nordestina dos Cursos de Formação sendo destinada a outro estado.
Diante disso, a 138ª PLENA, realizada no último final de semana (14 e 15 de novembro), deliberou pela nova sede do Curso. E em votação, a candidatura do Rio Grande do Norte venceu a da Paraíba, ficando a Seção Natal-RN apta a sediar o evento promovido pelo SINASEFE NACIONAL.

CURSOS DE FORMAÇÃO
Os Cursos de Formação Política são uma iniciativa da coordenação de formação política e relações sindicais do SINASEFE. Eles foram idealizados pela pasta e propostos em Plenária Nacional à composição da agenda de eventos do nosso Sindicato, sendo aprovado em dezembro do ano passado a realização de cinco etapas: uma em cada região do país.
Confira aqui mais informações sobre os Cursos de Formação.

RETROSPECTIVA
Relembre dos quatro Cursos de Formação já realizados pelo SINASEFE NACIONAL neste ano.
Primeiro curso: Boa Vista-RR (região norte), 22 a 24 de maio
Segundo curso: Rio do Sul-SC (região sul), 19 a 21 de junho
Terceiro curso: Alegre-ES (região sudeste), 26 a 28 de junho
Quarto curso: São Vicente da Serra-MT (região centro-oeste), 13 a 15 de agosto
*Matéria atualizada às 16 horas de 24/11 com adição das datas, ementa e inscrições; às 15 horas de 25/11 com adição da programação; às 12 horas de 26/11 com adição do local e opções de hotéis e restaurantes; e às 17 horas de 15/12/2015 com adição da prorrogação de prazo para as inscrições.