147ª PLENA aponta ações para o início de 2017

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Greve 2016

147ª PLENA aponta ações para o início de 2017

Postagem atualizada em 18/12/2016 às 15h43

2016 vai chegando ao fim e a última Plenária Nacional do ano indicou o caminho a ser trilhado pelo SINASEFE no início de 2017: o de continuidade da luta. Dentre outros pontos, o fórum – realizado em 17 e 18 de dezembro, em Brasília-DF – aprovou a suspensão da greve 2016 após 37 dias de paralisação; o início de um estado de greve do nosso sindicato; e o apoio material e político à trabalhadora injustamente demitida pelo IF Baiano, Aline Barros.

Demissão

A servidora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Aline Barros, foi demitida sob alegação de “abandono de emprego” quando possuía laudos médicos – inclusive entregues ao Instituto – que comprovavam sua condição de adoecimento.

Diante da gravidade dessa situação, os delegados da 147ª PLENA aprovaram o apoio material, jurídico e político do SINASEFE para reversão da demissão injusta e garantia do direito à ampla defesa pela trabalhadora.

Greve 2016

A greve 2016 foi suspensa pelos delegados da Plenária, com as seções sindicais sendo recomendadas ao encerramento da paralisação entre os dias 19 e 23 de dezembro.

A partir do próximo dia 23 o SINASEFE entrará em estado de greve, podendo reingressar em paralisação e greve nacional ainda no primeiro semestre de 2017.

Reformas de Temer

As reformas neoliberais de Temer que visam regredir direitos trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora foram pautadas na segunda mesa da Plenária, realizada na manhã deste domingo (18/12). Rita de Cássia, da Fenasps e da oposição do Sinsprev-SP, David Lobão, da CSP-Conlutas, e Ana Paula Rosa, da Intersindical, fizeram as intervenções da mesa, demonstrando a quantidade de direitos da classe trabalhadora que estão sob ameaça caso essas duas reformas sejam aprovadas.

Confira aqui a apresentação sobre a PEC 287/2016, da Reforma da Previdência proposta por Michel Temer, utilizada por David Lobão na mesa.

Comissão de Ética

Um pedido de abertura de comissão de ética contra um diretor do SINASEFE foi encaminhado pelo Comando Nacional de Greve (CNG) durante a Plenária. O mesmo será avaliado na 148ª PLENA.

31º CONSINASEFE

Inicialmente previsto para ser debatido nesta Plenária, o ponto de pauta do 31º Congresso do SINASEFE foi suspenso, devendo o mesmo também ser avaliado na 148ª PLENA.

Vídeo
Confira abaixo o vídeo da íntegra dos debates do segundo dia (18/12) da 147ª PLENA:

Cobertura ao vivo

Confira abaixo as peças da cobertura ao vivo do fórum que foram publicadas em nossas redes sociais:

Conteúdo relacionado