Proifes tenta enganar professores com carta convite

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Proifes tenta enganar professores com carta convite

Postagem atualizada em 29/08/2018 às 20h02

O assédio do Proifes às bases do SINASEFE continua! Dessa vez, a pseudoentidade está enviando uma carta convite aos docentes da Rede Federal da carreira do EBTT pedindo que os mesmos se filiem ou façam uma contribuição assistencial.

A existência de tal documento foi alertada à Direção Nacional (DN) do SINASEFE há algumas semanas, por professores do IFPA e do IFNMG.

No documento, o Proifes pede a filiação dos docentes ou uma “contribuição voluntária anual” no valor de R$ 100,00 para “fortalecer a luta da categoria”. Na teoria, tudo muito bonito. Mas na prática uma propaganda enganosa deslavada de quem tenta ludibriar a boa-fé dos trabalhadores.

O Proifes esquece de mencionar que perdeu todas as disputas na Justiça e não tem direito de representar as bases do SINASEFE e nem do Andes-SN: em suma, sequer sabemos qual o sentido da existência dessa “entidade” fundada pelo ex-ministro da Educação Tarso Genro para destruir a mobilização dos docentes federais.

Para além das derrotas na Justiça, o Proifes sempre perdeu nas bases do SINASEFE que tentou fracionar – onde é conhecido pela alcunha de “Peleguifes”. Citemos aqui (para não deixar passar a oportunidade) a contradição de quem, em documento, fala em “fortalecer a luta da categoria” e em práxis busca dividir a categoria para formação de uma burocracia sindical-pelega.

Além disso, o Proifes deveria repensar a terminologia dos seus textos. Como uma entidade que nunca fez uma greve; que nunca participou de um dia de luta e/ou paralisação; e que tudo que guarda por biografia foi assinar acordos rebaixados para prejudicar movimentos paredistas legítimos da categoria ousa falar em “luta”? A única luta do Proifes acontece no Yahoo Grupos, onde eles realizam suas votações sem participação ou conhecimento daqueles que dizem representar!

O SINASEFE alerta os docentes das suas bases que possam ter tido contato com esta carta: não caiam nesse golpe, é uma cilada!

O Proifes não representa nossa categoria, não faz nenhuma luta e busca apenas tirar proveito da boa-fé alheia para financiar seu aparato. Oportunistas não passarão: xô, Proifes!

Histórico

Desde 2013 a justiça se posicionou contrária a atuação do Proifes. O SINASEFE, já nos anos iniciais da criação da referida entidade, denunciou o nítido caráter governista (à época) e de conciliação entre patrões e trabalhadores (pelego) do Proifes.

Em maio deste ano a atual DN do SINASEFE já denunciou tentativas de invasão de base do Proifes em outras bases do nosso sindicato. Estes casos serão ponto de pauta da próxima reunião da DN, a ser realizada em 1º e 2 de setembro (próximo final de semana).

Conteúdo relacionado