Reunião Ampliada: Fonasefe define programação e recomenda material para debate prévio

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

Reunião Ampliada: Fonasefe define programação e recomenda material para debate prévio

Postagem atualizada em 31/01/2019 às 18h20

alt
Avançando na organização de sua Reunião Ampliada – marcada para o próximo dia 17/02, no San Marco Hotel, em Brasília-DF – o Fonasefe divulga a programação do evento e o material para debate prévio. As deliberações organizativas foram tomadas durante a reunião do coletivo nesta quarta-feira (30/01), em Brasília-DF. A orientação do Fonasefe às entidades é que discutam previamente, em suas assembleias e reuniões, o documento fruto do seminário realizado em setembro de 2018.

Debate prévio

Regatar os debates e elaborações recentes dos servidores públicos federais é importante nesta etapa de preparação para a reunião ampliada. O Seminário Nacional em Defesa dos Serviços Públicos teve como temário “O Serviço Público que Queremos” e foi realizado em Brasília-DF, de 30 de agosto a 1º de setembro de 2018, tendo como organizadores o Fonacate e o Fonasefe – Fórum do qual o SINASEFE faz parte na condição de membro efetivo. Leia mais sobre o evento e confira a carta elaborada na ocasião.

Unidade

“A reunião ampliada do Fonasefe tem um papel muito importante, diante dos ataques e da tentativa de se aprovar uma reforma da previdência, pelo atual governo. Além de acontecer junto de nosso 157ª PLENA, a reunião antecede a Assembleia Nacional da Classe trabalhadora, quando o Fonasefe levará a sua posição para as centrais. Vamos participar dessa reunião com o objetivo de construir, a partir dos SPFs a unidade com o conjunto da classe trabalhadora para defender os serviços públicos de qualidade e a previdência,denunciando os ataques às liberdades democráticas”, destaca o diretor Paulo Reis, representante do SINASEFE na última reunião do Fórum.

Programação

Na abertura dos trabalhos está prevista a explanação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), sobre a composição do congresso em 2019. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também participará deste momento inicial, abordando índices diversos e as perdas salariais dos servidores públicos federais.

A segunda mesa contará com a presença de um representante das entidades integrantes do Fórum, apresentando suas posições diante da conjuntura.

O período da tarde será dedicado a formatação do eixo da campanha salarial, resoluções e calendário de lutas.

  • 8h – Início do credenciamento
  • 8h30 – Mesa aspectos conjunturais: desafios políticos, econômicos e jurídicos a serem enfrentados pelo movimento sindical
    • 1 – O novo cenário político e legislativo apos as eleições; (Diap) – 25 minutos
    • 2 – Os aspectos econômicos a serem enfrentados pelo novo governo e suas implicações para a sociedade; (Dieese) 25 minutos
    • 3 – Como o movimento sindical tem atuado na conjuntura atual e quais as propostas (um representante por entidade titular do Fonasefe – teto de 2 horas no total)
  • 11h30 – Almoço (Reunião dos representantes das entidades para sistematizar propostas e encaminhamentos das plenárias das entidades)
  • 13h30 – Plenária de avaliação da conjuntura (30 inscrições proporcionais às bancadas presentes de 3 minutos)
  • 15h30 – Plenária para apresentação e consolidação das propostas e encaminhamentos
  • 16h30 – Encerramento

Coletiva de imprensa

O Fonasefe também prevê a realização de uma entrevista coletiva no dia 15/02, antecedendo a Reunião Ampliada. Em pauta estará a luta contra a reforma da previdência e os ataques aos serviços públicos.

Organização

A comissão de organização da Reunião Ampliada do Fonasefe está composta pelas seguintes entidades: Condsef, CSP-Conlutas, Fenasps, Fasubra e SINASEFE. Mais informações sobre o evento serão divulgadas na próxima semana. Confira o relatório completo da reunião desta quarta-feira (30/01).

Conteúdo Relacionado