Postagem atualizada em 03/04/2019 às 23h28
Diante do avanço da conjuntura de retrocessos no Brasil, a aproximação internacional se coloca na ordem do dia, fortalecendo o repasse de denúncias de práticas antissindicais, perseguições e autoritarismos. No primeiro semestre de 2019, em parceria com a Confederação de Educadores Americanos (CEA), o SINASEFE está organizando um banco de contatos de entidades sindicais internacionais. O objetivo da ferramenta é viabilizar e aprofundar a relação da entidade com sindicatos de outros países.
Solidariedade internacional
Os trabalhadores da Rede Federal de Educação estão lidando cada vez mais com o agravamento de casos de perseguição política em seus locais de trabalho. Buscando ampliar a voz do sindicato na denúncia e no combate à práticas tão retrógradas, que avançam para além das fronteiras nacionais, o SINASEFE, reforça sua parceria com a CEA. Os contatos de sindicatos da América e Europa já estão sob sistematização e estarão disponíveis em breve também para as seções sindicais do SINASEFE que necessitarem.
“Neste contexto de ataques que estamos vivendo, com avanço dos setores conservadores da extrema-direita mundialmente, nós trabalhadores precisamos relembrar: a perspectiva internacionalista é nossa! Temos que retomar a organização, a solidariedade e as ações da luta conjunta de classes a nível internacional. Trabalhadores de todo mundo, uni-vos”, ressalta Camila Marques, coordenadora geral do SINASEFE.
Filiação
O SINASEFE é filiado à Confederação de Educadores Americanos (CEA) desde 1997, por deliberação do 11º CONSINASEFE (realizado em Ouro Preto-MG).
Os eventos mais recentes dos quais o sindicato participou junto à CEA foram o 2º Diálogo Continental pela Educação e o Congresso Pedagogia 2019, que foram realizados em Havana, capital de Cuba, de 30/01 a 08/02/2019. Anteriormente, em 2017 e 2015, aconteceram os segintes eventos: Congresso Pedagogia de 2017/1º Diálogo Continental pela Educação e o 20º Congresso da CEA, em 2015 (também em Havana).
Conteúdo relacionado