SINASEFE e Andes-SN fazem manifestação em desfile com presença de Dilma

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Greve 2015

SINASEFE e Andes-SN fazem manifestação em desfile com presença de Dilma

Postagem atualizada em 07/09/2015 às 16h14

O tradicional desfile cívico de sete de setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, teve a participação neste ano da greve da Educação Federal – representada pelos Comandos Nacionais de Greve do Andes-SN e do SINASEFE.

Em greves nacionais desde 28 de maio (Andes-SN) e 13 de julho(SINASEFE), os servidores presentes em Brasília-DF conseguiram se “infiltrar” no público presente ao desfile nas arquibancadas, e de maneira pacífica, com cartazes, bandeiras e palavras de ordem, denunciaram à população e às autoridades presentes o descaso do governo Dilma com a Educação Pública, sobretudo com os sucessivos cortes ao orçamento do Ministério da Educação (MEC).

Importante frisar que a manifestação se pautou unicamente nas reivindicações das greves das categorias; protestos contra o ajuste fiscal, corte de verbas de áreas sociais (como saúde e educação) e retirada de direitos da classe trabalhadora, sem se deixar confundir com as manifestações que também aconteceram de setores da oposição de direita do governo.

O ATO
O ato começou a ser construído ainda na noite do domingo (06/09), quando – após o encerramento da 135ª PLENA – os Comandos de Greve de Andes-SN e SINASEFE se reuniram na sede do nosso Sindicato: foi deste encontro que partiu todo o planejamento da manifestação.
Já nas primeiras horas desta segunda-feira (07/09), os trabalhadores se encontraram em frente à sede do Andes-SN, e partiram em direção à Esplanada.
Chegando ao local planejado, em frente ao Ministério da Defesa, vestiram as camisas da greve 2015 das entidades sindicais (até então escondidas), desfraldaram bandeiras e ergueram um mosaico tipográfico, formando a frase “Educação Federal em Greve – Negocia Janine”.
Com gritos e palavras de ordem conhecidos, já tidos como “marcas registradas” do movimento em defesa do ensino público, a exemplo de “a nossa luta é todo dia, Educação não é mercadoria” e “ô Dilma, mãos de tesoura, cadê a Pátria Educadora?”, os lutadores chamaram a atenção de todos, ganhando vários apoios, adesões e aplausos.
Em contraposição ao protesto, que ganhou solidariedade de todos, quando a Presidenta chegou ao local foi recebida com muitas vaias do movimento e da população presente, que demonstrou não aceitar a redução de direitos, o corte de verbas e investimentos em serviços públicos essenciais e a recente ameaça de aumento de impostos para fazer com que os trabalhadores paguem pela “crise”.
Por fim, os manifestantes percorreram o caminho de volta da Esplanada (local do desfile) até a rodoviária do Plano Piloto, onde realizam um bandeiraço e repetiram as palavras de ordem.

COBERTURA DA IMPRENSA
O ato foi coberto rapidamente pela Globo News. Clique aqui e confira o vídeo – nossa manifestação aparece aos 24 segundos no vídeo da reportagem.

PEÇAS DO SINASEFE
Nossa assessoria de imprensa fez a cobertura do protesto em tempo real, por nossa fanpage do Facebook. Confira as peças de imagem e vídeo disponibilizadas (em ordem cronológica) pelo SINASEFE: