02/04: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Memória SINASEFE

Confira notícias antigas do SINASEFE

Latest

02/04: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Postagem atualizada em 02/04/2019 às 21h04

Nesta terça-feira (02/04) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que visa informar a população mundial sobre o autismo – um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Pela passagem desta data, nossa Pasta de Combate às Opressões produziu um vídeo direcionado às bases do SINASEFE (assista acima).

Origem da data

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta questão, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a população.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem nas principais cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar: ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com ele.

Vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o autismo.

O que é o autismo?

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA).

Os principais sintomas do autismo são fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento.

Vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo. Até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Vídeo

No vídeo do nosso sindicato (assista acima), Felipe Oliver (secretário de Combate às Opressões), Thuani Helen (intérprete de Libras) e Suliandra Torres (pesquisadora do Ines) falam sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Com informações de Calendarr.com