NotíciasPerfil

Sara Wagner York estará no 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 22/08/2022 às 9h45

A mesa LBTIQA+ e cultura sindical: o (não) lugar na política do 3º Encontro de Mulheres do SINASEFE, prevista para acontecer no 3º dia do evento (20/08, sábado, às 8h30), contará com a presença da palestrante Sara Wagner York.

Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior é deficiente visual, pai, avó e apresentando-se como travesti da/na Educação, doutoranda em Educação (UERJ).

Sara apresenta-se como travesti da/na Educação em razão de decisão judicial (de 2017) que concede o direito ao uso de um nome feminino, mas não a readequação de gênero. É mestra em Educação (GENI/ProPEd / UERJ – com bolsa CNPq), especialista em Gênero e Sexualidades (CLAM / Instituto de Medicina Social – UERJ – com bolsa da própria instituição) e especialista em Orientação Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar (ISV).

Graduada em Letras, Literatura Inglesa (Licenciatura / UNESA), Pedagogia (Licenciatura / UERJ) e Letras Vernáculas e Literaturas Brasileiras, Portuguesas e Africanas em Língua Portuguesa (Licenciatura / UNESA). graduada também em Jornalismo (UNESA/2021-2023) se tornou a primeira travesti a atuar como âncora à frente de um jornal (Giro das 11, na TV 247).

Voluntária na ONG Britânica Sahir House no Reino Unido (2011/2012) onde trabalhou em ações de inclusão social e permanência de refugiados oriundos do Oriente Médio, América Latina e África.

Recebeu a Medalha Alumni da Universidade Estácio de Sá (2017) pela luta na implantação do nome social, nas plataformas educacionais da instituição nacionalmente e por atuar junto à comunidade carioca pela trans-inclusão.

Membro da Associação Nacional de Pessoas Trans e Travestis (Antra) e da Rede Campanha Pelo Direito à Educação. É membro do Comitê Científico de Acessibilidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e segunda secretária financeira da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (Abeh).

É professora mediadora na disciplina de Informática em Educação no curso de Pedagogia / Ensino à Distância na UERJ. Membro cofundadora da Câmara de Implementação de Políticas Afirmativas Antirracistas e Interseccionais da UERJ (CIPAAI).

Atualmente é doutoranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sara pesquisa desigualdades e a diferença, a laicidade e o backlash e a bio/necropolítica e as identidades como estruturas determinantes para a exclusão/inclusão travesti/trans no contexto homo-conversador-nacionalista brasileiro. Se interessa pelos feminismos interseccionais, QUEER e CRIP.

Pesquisa, traduz e escreve sobre transepistemologia (e o corpo Intersexo) na Educação. Ela também é bolsista da CAPES.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE será realizado no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição será: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.