NotíciasPerfil

Valeska Zanello estará no 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 22/08/2022 às 9h35

A mesa Violências contra as Mulheres: do Luto à Luta”, do 3º Encontro de Mulheres do SINASEFE, prevista para acontecer no 3º dia do evento (20/08, sábado, às 10h30), contará com a presença da palestrante Valeska Zanello.

Valeska Maria Zanello de Loyola possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) (1997), graduação em Filosofia pela UnB (2005) e doutorado em Psicologia pela UnB (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica).

Ela é professora associada do departamento de Psicologia Clínica da UnB. Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC)/UnB de agosto de 2019 a março de 2021. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC).

Valeska coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (foco em mulheres) no CNPq. Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto) no período de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) e do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher) da UnB.

É autora de vários artigos e livros no campo da Saúde Mental, Gênero e Interseccionalidades com raça e etnia. Ela desenvolve pesquisas sobre: a) Tecnologias de gênero (músicas, filmes, livros, etc.) e constituição subjetiva; b) adoecimento psíquico e saúde mental de mulheres em sociedades sexistas como a brasileira, utilizando-se das categorias analíticas do dispositivo amoroso e materno; c) masculinidades e dispositivo da eficácia (casa dos homens e cumplicidades; imaginário erótico; e violências); d) Técnicas de intervenção em gênero; e) Violências (explícitas e implícitas) contra as mulheres; f) Educação não sexista.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE será realizado no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição será: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.