Notícias

Sinasefinho reuniu 51 crianças durante o 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 05/09/2022 às 11h37

Primeira edição do Sinasefinho, realizada durante os quatro dias do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE, reuniu 51 crianças entre 0 e 12 anos de idade. Elogiada pelas mães e responsáveis que participaram do evento, a iniciativa pioneira teve como tema: “Crianças pela democracia”.

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”

“Gostei muito desta frase que tem na nossa camiseta e na mochilinha: é muito legal estar junto de outras crianças, fazendo as atividades com as educadoras que cuidaram da gente” comentou uma das crianças de 10 anos participante do espaço. A frase que ela menciona é um provérbio de origem africana que inspirou a criação do espaço no SINASEFE. Leia aqui o projeto completo e assista também à live de lançamento do Sinasefinho.

Das 51 crianças participantes, três delas tinham de 0 a 2 anos, 16 tinham entre três e cinco anos, 17 tinham de seis a oito anos e 15 estavam na faixa etária de 9 a 12 anos.

Ao todo, estiveram envolvidas nos cuidados infantis 24 educadoras contratadas, as sindicalizadas Alexandra Filipak (Sinasefe IFSP), Camila Tenório (Sinasefe Brasília) e Katiuscia Pinheiro (Sinasefe Maracanã-MA), além das integrantes da Comissão Organizadora do 3º Encontro de Mulheres: Artemis Martins (DN) e Maíra Martins (DN).

Atividades

As crianças participantes contaram com momentos variados ao longo dos quatro dias em Fortaleza, com o oferecimento de diferentes tipos de atividades. Rodas de conversa (pautando a compreensão das crianças do que é democracia), cineminha, brincadeiras em roda, festa do pijama, recreações com animadas brincadeiras em grupo, ‘baladinha’, danças e recreação na piscina foram alguns dos destaques.

Opinião de mães de vários estados

“Meu filho cresceu e já viaja com a mamãe para entender o coletivo, apesar de sofrer com certas mulheres que fazem exclusão de crianças. Parabéns à organização do evento, o Sinasefinho deveria ser obrigação em toda formação de uma mãe. Mães precisam ocupar espaços. A palavra é Gratidão! Pelas experiências compartilhadas e por sair do encontro fortalecida pois sei que não estamos sozinhas nunca. Nós mulheres temos muito a aprender, a construir e a ocupar, mas estamos caminhando… Seguimos na luta!” destacou uma das mães, vinda de São Paulo, ao final do evento.

“Apesar da minha filha ter ficado muito tímida e não participado muito do Sinasefinho, eu queria muito agradecer o trabalho e a dedicação de vocês com os pequenos… E também parabenizar a organização do evento por esse espaço de acolhimento das crianças e das mães! O evento e a organização foram demais!” agradeceu outra mãe, do Rio Grande do Sul.

“Obrigada! Tenho certeza de que minha filha se sentiu muito amada por vocês. Sou muito grata ao carinho especial das organizadoras, das cuidadoras e de todas e todos que contribuíram nos cuidados das crianças” ressaltou uma mãe da delegação de Sergipe.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE aconteceu no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição foi: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. As mais de 520 participantes do evento representaram 48 seções sindicais do SINASEFE.

Conteúdo relacionado