Postagem atualizada em 27/08/2015 às 15h53
Mobilização dos servidores públicos federais nesta quinta-feira (27), em Brasília-DF, cumpre um papel importante na campanha salarial unificada de 2015, demonstrando a disposição de luta da categoria. A atividade, anteriormente prevista como marcha, teve o formato modificado diante da vergonhosa reapresentação, por parte do governo no final desta quarta-feira (26), da mesma proposta de reposição salarial (21,3%) parcelada em quatro anos. A reivindicação dos SPF, apresentada desde o início do ano, é de 27,3%.
A radicalização, com o trancaço de todas as portas e o impedimento da entrada dos trabalhadores do MPOG, garantiu a realização de uma reunião entre entidades e o secretário Sérgio Mendonça, onde foi cobrada por parte do Fonasef uma resposta concreta às reivindicações da categoria. O governo reafirmou as propostas já conhecidas pelos servidores e disse que formalizaria suas proposições até o final da quinta-feira, sinalizando que o prazo para fechamento das negociações seria o dia 11 de setembro.
Reunião com MPOG
Motivada pelo trancaço ao acesso do ministério pelos trabalhadores, representantes do MPOG receberam uma comissão do Fonasef – na qual o SINASEFE esteve representado – para dialogar sobre as reivindicações dos SPF. Na reunião, foram reafirmadas aos trabalhadores as mesmas propostas de 21,3% escalonado em quatro anos mais reajustes nos benefícios, mas sem a isonomia entre os três poderes.
Na tarde desta sexta-feira (28/08), o MPOG encaminhou ao SINASEFE a repetição deste mesmo discurso na forma de ofício, inserindo a criação de um “comitê provisório” para reestruturação das carreiras dos docentes federais. Clique aqui para baixar o documento enviado pelo MPOG.
Presença das bases do SINASEFE
Diversas caravanas do SINASEFE fortaleceram o ato dos servidores públicos, entre elas as vindas de Minas Gerais (IFMG, IFNMG), Goiás (IFG, IFGoiano), Rio de Janeiro (Ines), Paraíba (IFPB), Santa Catarina (IFSC) e Mato Grosso (IFMT).
Próxima reunião do Fonasef
O Fórum marcou para o próximo domingo (29/08) uma reunião para avaliação da atividade e definições dos próximos passos.
A atividade teve repercussão na imprensa, confira o clipping preliminar:
Servidores fazem manifestação por reajuste em frente ao Planejamento (Correio Braziliense)
Manifestantes bloqueiam acesso ao Ministério do Planejamento
Leia mais sobre as atividades da Campanha Salarial Unificada 2015:
Marcha em Brasília-DF reforça pautas da Campanha Salarial Unificada
Mais de seis mil participam da Caravana dos SPF em Brasília-DF