NotíciasPerfil

Zuleide Queiroz estará no 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 22/08/2022 às 9h36

A mesa “Da margem ao centro: Políticas Afirmativas, mulheres negras, indígenas e quilombolas no protagonismo das lutas sociais”, que acontecerá dia 19/08 (sexta-feira), a partir das 14h, contará com a presença da palestrante Zuleide Queiroz.

Zuleide Fernandes de Queiroz é uma mulher negra, professora na Universidade Regional do Cariri (Urca), feminista, ativista do movimento negro, militante do PSOL, e candidata a deputada estadual no Ceará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014).

Ela é professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ e dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação PMPEDU/URCA e Profhistoria/Urca.

Zuelide é 2ª vice-presidente do Andes-SN, atualmente licenciada. Integra a Frente de Mulheres do Cariri, o Coletivo Resistência Feminista. É da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec).

Ela pesquisa áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação, Política Educacional e Formação de Professores; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância – adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de: Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE será realizado no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição será: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.