NotíciasPerfil

Maria Malcher estará no 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 22/08/2022 às 9h36

A mesa “Da margem ao centro: Políticas Afirmativas, mulheres negras, indígenas e quilombolas no protagonismo das lutas sociais”, que acontecerá dia 19/08 (sexta-feira), a partir das 14h, contará com a presença da palestrante Maria Malcher.

Maria Albenize Farias Malcher é mulher quilombola, ativista e liderança do movimento negro no Pará. É professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Belém, instituição na qual obteve o título de licenciada em Geografia (2006) e especialista em Educação para Relações Étnicorraciais (2008). Maria é mestra em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2011) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2017).

Ela é militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cdenpa); Diretora de Relações Institucionais da Associação de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Coordenadora do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros/Conneab (2020-22 Gestão Aquilombar). Tem experiência em Educação para a Relações Raciais (Erer) com ênfase nos seguintes temas: territórios quilombolas; movimento negro (Movine); movimento de mulheres negras.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE será realizado no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição será: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.