Notícias

Encontro reunirá mais de 500 mulheres de todo o país para debater fortalecimento da democracia

Postagem atualizada em 18/08/2022 às 9h09

De 18 a 21 de agosto, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, mulheres de todo o país se reúnem no 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. Elas vão debater condições de trabalho, carreiras, maternagem, assédios e violências que enfrentam e apontar os caminhos para o fortalecimento da democracia; é a primeira vez que o evento acontece fora de Brasília, com recorde de público.

O Encontro acontecerá diante de um cenário eleitoral em que, não por acaso, Bolsonaro encontra resistência entre o eleitorado feminino de todas as classes sociais (de acordo com pesquisa Datafolha). As mulheres são maioria entre desempregados do país e menos da metade das brasileiras em idade laboral está ocupada, mostram os números recentes da PNAD, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o discurso de ódio faz das mulheres alvo preferencial dos machistas, dos racistas e dos  LGBTQIA+fóbicos, intensificando crimes e ataques. Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, sendo 66% destas mulheres negras. O Brasil também é o país onde mais  se mata mulheres trans e travestis no mundo.

Denunciando esta dura realidade e ressaltando a urgência de promover discussões sobre os temas relacionados ao cotidiano das mulheres, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) reunirá em Fortaleza centenas de mulheres trabalhadoras, pesquisadoras e lideranças políticas da atualidade.

Carolina Iara, covereadora de São Paulo-SP, escritora e cientista social; Eleonora Menicucci, socióloga e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Brasileiras; Tamikuã Txihi Pataxó, educadora, palestrante, ativista e artesã e Valeska Zanello, professora no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília e umas das principais referências em estudo da Saúde Mental e Gênero, estão entre as convidadas confirmadas. 

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE pretende, ao final, apontar alternativas para a defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia, fortalecendo as políticas afirmativas para todas as mulheres, em especial, para as mulheres negras, indígenas, LBTQIA+ e quilombolas. Esta edição terá como tema: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.

As inscrições para o evento estão encerradas e não acontecerá transmissão ao vivo das atividades. Acompanhe a cobertura nas redes sociais do SINASEFE e aqui no site especial do evento. Conheça todas as palestrantes já confirmadas. Importante lembrar que será exigido passaporte vacinal para hospedagem em Fortaleza.

Conteúdo relacionado