Postagem atualizada em 19/08/2022 às 18h34
![](https://sinasefe.org.br/mulheres/wp-content/uploads/sites/2/2022/08/resumodia1.png)
Acompanhe nessa postagem um resumo das atividades do primeiro dia do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. Acontecimentos aparecem listados dos mais recentes aos mais antigos.
21h58 – “Brasil urgente, Lula presidente” e “Olê, olê, olá, Lula, Lula” com essas animadas palavras de ordem as mulheres encerraram conferência de abertura do evento. Grupo vai realizar um toalhaço em apoio ao candidato no próximo sábado (20/08).
21h50 – Minuto de aplausos em homenagem à Eleonora Menicucci foi feito pelas participantes. A convidada não pôde apresentar sua fala no evento por motivos de saúde.
21h42 – Integrantes do Conselho de Ética do SINASEFE, eleitas no 34º CONSINASEFE, também fizeram uma saudação na abertura dos trabalhos. Elas destacaram a composição majoritariamente feminina do Conselho nesta gestão e desafios que o Conselho tem pela frente.
21h16 – Mesa da conferência de abertura contou com a presença das integrantes da Coordenação de Políticas para Mulheres, Maíra Martins (secretária) e Fernanda Rosá (secretária-adjunta), das coordenadoras gerais, Ártemis Martins e Elenira Vilela e da coordenadora de pessoal técnico-administrativo, Lucrécia Iacovino. A coordenadora geral do Sindsifce, Claudenira Melo, também integrou esta mesa.
Maíra Martins defendeu que o momento é de trazer mais amor para o Brasil e o mundo. “Depois de dois anos de pandemia, enclausuradas dentro de casa, podemos enfim nos encontrar. Sairemos depois do encontro fortalecidas para enfrentar o fascismo que tem violentado nossas vidas”, ressaltou.
Fernanda Rosá comentou que as inscrições desta edição superaram as expectativas e saudou a participação de trabalhadoras terceirizadas. Ela citou a clássica frase de Rosa Luxemburgo – Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem- e defendeu a mobilização permanente das mulheres.
Ártemis Martins convidou as mulheres de cada região a levantarem os braços, saudando as delegações vindas de todas elas. Ela comentou a tarefa das mulheres que está no tema do evento, ponderando sobre o protagonismo feminino nas lutas. “Vamos derrotar o fascismo é por necessidade, é por sobrevivência, por nós, pelas nossas filhas e pelas nossas ancestrais” finalizou.
Elenira Vilela ressaltou que se orgulha em fazer parte do SINASEFE, pois ele é um sindicato que sempre esteve do lado certo da história. Ela destacou a importância de valorizar o lançamento do projeto Sinasefinho e o o cuidado que ele representa com as crianças. Para a coordenadora, além de eleger Lula, a derrota do fascismo passa pelas ruas e pela eleição de mulheres para o Congresso Nacional. “Nós mulheres sempre carregamos o Brasil nas costas e agora, mais do que nunca, é a mulherada que está nas ruas para derrotar Bolsonaro”, destacou.
![](https://sinasefe.org.br/mulheres/wp-content/uploads/sites/2/2022/08/WhatsApp-Image-2022-08-18-at-23.46.11-1024x768.jpeg)
20h48 – Abertura do 3º Encontro Nacional de Mulheres conta com a participação de integrantes da Direção Nacional e da Comissão Organizadora do evento. Luisa Senna (secretária de inclusão e acessibilidade do SINASEFE) e Rafaella Florêncio (integrante da Comissão Organizadora) deram as boas-vindas às mais de 500 participantes que lotaram o auditório do Praia Centro Hotel.
“As marcas da opressão de gênero se mostram no cotidiano das mulheres da Rede Federal, precisamos delinear o caminho para efetivação dos nossos direitos na prática”, defendeu Luisa. A secretária de acessibilidade lembrou brevemente o histórico dos Encontros de Mulheres do sindicato nacional, parabenizou as presentes pela presença no evento encerrou sua fala chamando a canção de Elza Soares, Mulher do Fim do Mundo.
Destacando a alegria de receber as centenas de participantes na capital cearense, Rafaella comentou a importância e urgência do protagonismo das mulheres nos debates sindicais. “A construção de nosso sindicato de luta deve ser feita pelas nossas mãos: o SINASEFE será feminista ou não será”, defendeu.
20h30 – Mulheres já se reúnem no auditório do Praia Centro Hotel para iniciar logo mais a abertura do evento com saudações.
19h24 – Participantes do evento que optaram pela alimentação no hotel estão jantando antes da conferência de abertura, prevista para começar às 20h.
17h35 – Começou a acolhida e credenciamento do Sinasefinho (Crianças pela democracia) para a faixa etária de 3 a 12 anos. Confira a programação completa das atividades aqui.
14h30 às 16h40 – Oficinas do período vespertino também reuniram dezenas de participantes divididas em pelo menos três espaços diferentes do Praia Centro Hotel. Mulheres comentam que a programação inicial do evento contempla a diversidade das delegações, algumas delas vindas de lugares distantes e com demandas específicas na chegada à capital cearense.
Além dos temas abordados pela manhã, as mulheres dialogaram sobre comunicação e elaboração de projetos de empoderamento. A programação do evento contou com cinco oficinas.
10h às 12h – Participantes do Encontro se dividiram em oficinas com diversos assuntos. Yoga, defesa pessoal e escrita terapêutica foram algumas das temáticas abordadas (Fotos: Andreia/DN, Julyta/Ascom Sindsifce, Thaiane/Ascom Sinasefe IFSul).
9h às 19h – O credenciamento do Encontro está em andamento. Delegações vindas de dezenas de estados vão se reunindo para receber seus crachás e o material do evento.
Sobre o evento
O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE acontece no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição é: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.