Notícias

Resumo do primeiro dia do 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 19/08/2022 às 18h34

Acompanhe nessa postagem um resumo das atividades do primeiro dia do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE.  Acontecimentos aparecem listados dos mais recentes aos mais antigos. 

21h58 – “Brasil urgente, Lula presidente” e “Olê, olê, olá, Lula, Lula” com essas animadas palavras de ordem as mulheres encerraram conferência de abertura do evento. Grupo vai realizar um toalhaço em apoio ao candidato no próximo sábado (20/08).

21h50 – Minuto de aplausos em homenagem à Eleonora Menicucci foi feito pelas participantes. A convidada não pôde apresentar sua fala no evento por motivos de saúde.

21h42 – Integrantes do Conselho de Ética do SINASEFE, eleitas no 34º CONSINASEFE, também fizeram uma saudação na abertura dos trabalhos. Elas destacaram a composição majoritariamente feminina do Conselho nesta gestão e desafios que o Conselho tem pela frente.

21h16 – Mesa da conferência de abertura contou com a presença das integrantes da Coordenação de Políticas para Mulheres, Maíra Martins (secretária) e Fernanda Rosá (secretária-adjunta), das coordenadoras gerais, Ártemis Martins e Elenira Vilela e da coordenadora de pessoal técnico-administrativo, Lucrécia Iacovino. A coordenadora geral do Sindsifce, Claudenira Melo, também integrou esta mesa.

Maíra Martins defendeu que o momento é de trazer mais amor para o Brasil e o mundo. “Depois de dois anos de pandemia, enclausuradas dentro de casa, podemos enfim nos encontrar. Sairemos depois do encontro fortalecidas para enfrentar o fascismo que tem violentado nossas vidas”, ressaltou.

Fernanda Rosá comentou que as inscrições desta edição superaram as expectativas e saudou a participação de trabalhadoras terceirizadas. Ela citou a clássica frase de Rosa Luxemburgo – Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem- e defendeu a mobilização permanente das mulheres.

Ártemis Martins convidou as mulheres de cada região a levantarem os braços, saudando as delegações vindas de todas elas. Ela comentou a tarefa das mulheres que está no tema do evento, ponderando sobre o protagonismo feminino nas lutas. “Vamos derrotar o fascismo é por necessidade, é por sobrevivência, por nós, pelas nossas filhas e pelas nossas ancestrais” finalizou.

Elenira Vilela ressaltou que se orgulha em fazer parte do SINASEFE, pois ele é um sindicato que sempre esteve do lado certo da história. Ela destacou a importância de valorizar o lançamento do projeto Sinasefinho e o o cuidado que ele representa com as crianças. Para a coordenadora, além de eleger Lula, a derrota do fascismo passa pelas ruas e pela eleição de mulheres para o Congresso Nacional. “Nós mulheres sempre carregamos o Brasil nas costas e agora, mais do que nunca, é a mulherada que está nas ruas para derrotar Bolsonaro”, destacou.

20h48 – Abertura do 3º Encontro Nacional de Mulheres conta com a participação de integrantes da Direção Nacional e da Comissão Organizadora do evento. Luisa Senna (secretária de inclusão e acessibilidade do SINASEFE) e Rafaella Florêncio (integrante da Comissão Organizadora) deram as boas-vindas às mais de 500 participantes que lotaram o auditório do Praia Centro Hotel.

“As marcas da opressão de gênero se mostram no cotidiano das mulheres da Rede Federal, precisamos delinear o caminho para efetivação dos nossos direitos na prática”, defendeu Luisa. A secretária de acessibilidade lembrou brevemente o histórico dos Encontros de Mulheres do sindicato nacional, parabenizou as presentes pela presença no evento encerrou sua fala chamando a canção de Elza Soares, Mulher do Fim do Mundo.

Destacando a alegria de receber as centenas de participantes na capital cearense, Rafaella comentou a importância e urgência do protagonismo das mulheres nos debates sindicais. “A construção de nosso sindicato de luta deve ser feita pelas nossas mãos: o SINASEFE será feminista ou não será”, defendeu.

20h30 – Mulheres já se reúnem no auditório do Praia Centro Hotel para iniciar logo mais a abertura do evento com saudações.

19h24 – Participantes do evento que optaram pela alimentação no hotel estão jantando antes da conferência de abertura, prevista para começar às 20h.

17h35 – Começou a acolhida e credenciamento do Sinasefinho (Crianças pela democracia) para a faixa etária de 3 a 12 anos. Confira a programação completa das atividades aqui.

14h30 às 16h40 – Oficinas do período vespertino também reuniram dezenas de participantes divididas em pelo menos três espaços diferentes do Praia Centro Hotel. Mulheres comentam que a programação inicial do evento contempla a diversidade das delegações, algumas delas vindas de lugares distantes e com demandas específicas na chegada à capital cearense.
Além dos temas abordados pela manhã, as mulheres dialogaram sobre comunicação e elaboração de projetos de empoderamento. A programação do evento contou com cinco oficinas.

10h às 12h – Participantes do Encontro se dividiram em oficinas com diversos assuntos. Yoga, defesa pessoal e escrita terapêutica foram algumas das temáticas abordadas (Fotos: Andreia/DN, Julyta/Ascom Sindsifce, Thaiane/Ascom Sinasefe IFSul).

9h às 19h – O credenciamento do Encontro está em andamento. Delegações vindas de dezenas de estados vão se reunindo para receber seus crachás e o material do evento.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE acontece no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição é: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. Confira aqui a programação completa.