Notícias

Mais de 130 mulheres participaram dos Encontros Regionais de Mulheres 2020

Postagem atualizada em 15/07/2022 às 11h43

Entre os dias 18 de junho e 2 de julho de 2020, o sindicato realizou cinco Encontros Regionais de Mulheres. As atividades, efetuadas de modo virtual, reuniram 139 mulheres de 60 seções sindicais do SINASEFE. O objetivo dos eventos foi pautar a dupla jornada de trabalho das mulheres e o assédio moral em tempos de pandemia.

Organização
Buscando reunir um conjunto de mulheres diverso, e das cinco regiões do país, a Coordenação de Políticas para Mulheres organizou o evento em cinco etapas. No encontro da região sul, realizado em 18 de junho, participaram 25 mulheres de 11 seções sindicais. Na etapa centro-oeste, realizada em 25 de junho, se reuniram 17 mulheres, também de 11 seções sindicais. O encontro da região norte, que aconteceu dia 30 de junho, teve a presença de 17 mulheres representando 11 seções sindicais. No dia 1º de julho foi a vez da região sudeste, 31 mulheres, e, novamente, 11 seções sindicais se reuniram. A última etapa, realizada no dia 2 de julho, reuniu 49 mulheres, de 16 seções sindicais da região nordeste.

Encontro Regional de Mulheres – Sudeste

Relatório
Como os relatos das participantes nas cinco etapas de encontros foram semelhantes, a Coordenação de Políticas para Mulheres compilou as informações num documento único. Além de comentar brevemente as etapas, o documento apresenta dezenas de questões pautas pelas participantes dos eventos. Baixe o relatório completo em PDF, ou leia em nosso portal.

Assédio moral
Em todos os encontros, as mulheres participantes relataram situações onde vivenciaram situações análogas ao “assédio moral”. Os relatos bastante contundentes traziam exemplos onde esse assédio se mostrava, podendo ser realizado não somente pela chefia imediata, mas também horizontalmente, muitas vezes, por outros colegas. Com isso, foi relatado que muitas trabalhadoras da rede já solicitaram remoção de cargos e lugares onde estavam, além de outras tantas terem que fazer tratamentos de saúde, fazendo com que muitas delas tivessem que passar um período afastadas do trabalho para o referido tratamento” destaca a coordenação.

Dupla jornada
O aumento da jornada de trabalho, somado à ampliação do trabalho doméstico, tem gerado adoecimento nas trabalhadoras filiadas ao sindicato, e numerosos relatos das participantes confirmaram essa realidade enfrentada de norte a sul do pais. “Desde março, com o início da pandemia e suspensão do trabalho presencial, boa parte dos trabalhadores tiveram que permanecer em seus domicílios realizando o trabalho em casa (trabalho remoto) e com isso, por vezes, aumentando sua jornada de trabalho devido às demandas acontecerem através de WhatsApp ou telefonemas que por vezes ultrapassam os horários em que os servidores estariam na instituição”.

“Por conta das demandas das crianças, que também não têm mais o suporte escolar nesse momento, por vezes essas mulheres têm realizado o trabalho remoto institucional durante a madrugada, comprometendo seu descanso e consequentemente sua saúde física e mental. Diante de tantas exigências, e levando em consideração todos os fatos de sua vida particular e/ou profissional, existe pouca compreensão empática das chefias, que exigem o cumprimento das tarefas em prazos por vezes impossíveis de serem alcançados se pensarmos nessa trabalhadora como um ser humano em sua totalidade”, destaca o relatório.

Encontro Regional de Mulheres – Sul

Ampliar os espaços de debate
A Coordenação de Políticas para Mulheres do SINASEFE reforça a importância de ampliar os debates pautados nos Encontros Regionais para as seções sindicais. “Precisamos ampliar os espaços de discussão das mulheres no sindicato, pois é nesse espaço em que muitas participam pela primeira vez, além de que nos espaços tradicionais muitas não conseguem se fazer ouvidas. É necessário que esses encontros aconteçam com mais frequência e previamente a nível de estado ou seção além dos regionais e nacional, e precisamos debater nas seções e locais de trabalho os pontos aqui elencados, de modo que possamos lutar para fazer as mudanças necessárias” finaliza a coordenação.

Encontro Regional de Mulheres – Centro-Oeste

Relatos em vídeo
Buscando dar visibilidade para as denúncias apresentadas durante os Encontros de Mulheres, a Direção Nacional do SINASEFE aprovou a realização de uma campanha de vídeos curtos com a interpretação dos relatos por atrizes profissionais. Leia mais e veja os roteiros elaborados pela Coordenação de Políticas para Mulheres.

Conteúdo relacionado