Notícias

Eleger Lula para derrotar Bolsonaro: toalhaço pela democracia envolveu centenas de mulheres em Fortaleza

Postagem atualizada em 29/08/2022 às 13h08

Centenas de mulheres realizaram um ‘toalhaço’ em defesa da democracia e em apoio ao Lula (PT), candidato à presidência. Realizado no sábado (20/08), na praia de Iracema, em Fortaleza-CE, o evento foi concebido e convocado durante o 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. As mulheres se concentraram com suas toalhas estampadas e bandeiras, ao lado do hotel Praia Centro, caminharam em passeata pela Rua João Cordeiro até a praia, formaram juntas o nome de Lula na areia e encerraram o ‘toalhaço’ dançando ciranda em uma grande roda.

Concepção

Maíra Martins, secretária de políticas para mulheres do SINASEFE, comentou o surgimento da ideia do ‘toalhaço’ em entrevista para o portal Esquerda Online (Eol). “Dia 16/08 tinha iniciado a campanha e eu estava ali, no dia 18/08, diante de mais de 500 mulheres vindas de todo o Brasil prontas pra derrubar o fascismo, cheias de esperança. A programação estava apertada, não tinha espaço pra nada. Então cochichei a ideia de um ‘toalhaço’ no ouvido da Artemis, ela topou. Eu propus pras 500 mulheres na plenária e todas toparam” contou Maíra.

A coordenadora geral do SINASEF, Artemis Martins, também comentou o evento com o Eol, explicando que o ato, inusitado e cheio de significado, pode se espalhar pelo país, carregando a esperança de dias melhores, que virão com a força e a disposição de luta.

“Nem nas vitrines de luxo, nem nas lojas de departamento: o ícone da campanha eleitoral de 2022 está espalhado pelas esquinas do país. Nas feiras, camelódromos, secando debaixo de sol e chuva sobre os corpos do povo. Ela é vista por toda parte, assim como mulheres e homens que perambulam Brasil a fora teimando em sobreviver. Balança em varais improvisados, como improvisa quem vive no mundo do trabalho sem trabalho. Nossa bandeira, que ‘jamais seria vermelha’, virou toalha e símbolo da onda de agitação que queremos impulsionar no país. Eleger Lula para derrotar Bolsonaro e ocupar as ruas para destruir o bolsonarismo são nossas tarefas urgentes” explicou a coordenadora.

“As mulheres da Rede Federal de ensino reunidas no seu 3º Encontro Nacional em Fortaleza, mostraram que, com criatividade, alegria e unidade, outra realidade é possível” finalizou Artemis.

Força das mulheres

“Quando chegamos até a praia de Iracema, todas essas mulheres juntas formando o nome de Lula e apoiando essa candidatura, mostramos a força das mulheres e o engajamento feminino. Mostramos que nós mulheres podemos sim, mudar todo e qualquer rumo político e ideológico neste país, a força feminina é imprescindível nesse momento tão crítico que enfrentamos no Brasil. Estamos mostrando nossa voz e tenho certeza que nosso toalhaço não será esquecido no âmbito da política nacional!” destacou a secretária-adjunta de políticas para mulheres do SINASEFE, Tânia Regina. Ela também denunciou o governo Bolsonaro e a sua política machista. “Bolsonaro é sinônimo de um governo que despreza os oprimidos, menospreza as mulheres e a educação e precisa ser derrubado definitivamente”, lembrou.

“O evento e o ato evidenciam que as mulheres não se deixam intimidar e fazem política com ousadia e esperança” destacou o portal Esquerda Online.

Mobilização pacífica

Toda a mobilização do ‘toalhaço’ em Fortaleza, foi pacífica e organizada, desde a concentração até a finalização da atividade. No entanto, motoristas e motociclistas irresponsáveis tentaram jogar seus veículos para atacar e atrapalhar as participantes. Integrantes da Direção Nacional do SINASEFE e da Comissão Organizadora do Encontro de Mulheres se posicionaram ostensiva e firmemente para proteger as participantes.

“A receptividade da população local ao toalhaço foi ótima, recebemos muito apoio de moradores e turistas, as reações negativas foram isoladas. Um motorista irresponsável e violento jogou o carro para cima das mulheres e das crianças. Parei na frente do carro e ainda assim o motorista arrancou para cima de mim, nesse momento machuquei levemente a mão, que ficou dolorida, com vermelhidão e inchaço” relatou a coordenadora geral do SINASEFE, Elenira Vilela. “Também conversei sobre o encontro e o ‘toalhaço’ com os colegas do Brasil 247, na segunda-feira (22/08). Assistimos ao vídeo feito pela Sara York na praia e falamos da importância das mulheres brasileiras elegerem Lula presidente” comentou. Assista aqui ao vídeo da TV 247 (assunto começa em 1h35min).

Próximo toalhaço

A ideia do toalhaço já inspira atividades semelhantes ao redor do país. No próximo domingo (26/08), às 12h, no Masp, palco de importantes mobilizações na capital paulista, o Comitê Popular de Luta também vai realizar um toalhaço. Sinasefe IFSP vai participar do evento e divulgar o tema em suas redes sociais.

Conteúdo relacionado