Notícias

Cobertura ao vivo da plenária final do 3º Encontro de Mulheres

Postagem atualizada em 09/09/2022 às 17h39

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da Plenária Final do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. A plenária acontece na sexta-feira, dia 9 de setembro de 2022, de maneira virtual pela plataforma Zoom.

Discussão por ordem cronológica (eventos mais recentes no topo):

17:36 – Maíra Martins, Luisa Senna e Fernanda Rosá fizeram o encerramento do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. Elas agradeceram todas mulheres envolvidas na organização da atividade e o trabalho conjunto que possibilitou a realização do evento. Fernanda explicou que em 2023 serão realizados Encontros Regionais de Mulheres e em 2024 acontecerá o 4º Encontro Nacional de Mulheres.

17:28 – Mulheres aprovaram a segunda moção do evento.

17:13 – Participantes começam a leitura e análise da segunda moção do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE.

17:06 – Mulheres fazem votação do texto de uma das moções de repúdio. Texto final será disponibilizado em breve.

16:30 – Participantes continuam debatendo, com divergências, textos de moções do evento.

15:51 – Ponto de moções ainda está em debate.

15:15 – Mulheres seguem debatendo as moções que vão integrar o conjunto de resultados do evento.

14:51 – Participantes debatem o item de moções. Uma dessas moções, proposta pela coordenadora geral Artemis Martins, foi retirada pela proponente.

14:46 – Maíra Martins comenta as moções que serão debatidas na última etapa da plenária.

14:40 – Participantes aprovaram a Carta do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE. Documento passará por revisão textual e em breve será disponibilizado.

14:17 – Trabalhos da plenária final são retomados com leitura e ajustes da Carta do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE.

14:03 – Secretária de políticas para mulheres, Maíra Martins, conversa com as presentes sala sobre a proposta de retomar os trabalhos com mais participantes nos próximos minutos.

12:07 – Plenária faz uma pausa para o almoço e os trabalhos serão retomados às 14h.

11:55 – Começa a leitura da Carta do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE, com apresentação de sugestões diversas das participantes.

11:45 – Participantes seguem debatendo os destaques de encaminhamentos do GT 4 (Mulheres LBTQIA+: gênero, sexualidade e invisibilidade).

11:10 – Marcela Lopes, sindicalizada do Sintifrj, inicia a leitura dos encaminhamentos do GT 4 (Mulheres LBTQIA+: gênero, sexualidade e invisibilidade).

10:17 – Participantes seguem debatendo as proposições do GT 3, comentando destaques feitos durante a leitura.

9:41 – Claudiane Ladislau, sindicalizada do Sinasefe IFPA, ERTB e Ciaba, que coordenou o GT 3 (Mulher, Raça e Classe: mulheres negras, indígenas e quilombolas), faz a leitura dos encaminhamentos do respectivo GT.

9:25 – Larissa Leal, secretária-adjunta do jurídico do SINASEFE, inicia a leitura dos destaques feitos ao encaminhamentos do GT5 (Violências: do assédio ao feminicídio). Os encaminhamentos do GT1 (Atuação política e sindical das mulheres; por um sindicato feminista, antirracista, anticapacitista, anticapitalista e socialista: as mulheres como vanguarda da construção de um SINASEFE combativo) e o GT2 (Mulheres na Rede Federal de Ensino: Condições de trabalho e aposentadoria, carreiras, maternagem e os assédios como política de gestão) já foram lidos e aprovados em Fortaleza, restam ainda os GTs 3 e 4.

9:13 – Participantes assistem ao vídeo com resumo visual do evento, preparado pela fotojornalista Scarlett Rocha. Em breve o conteúdo estará disponível nas redes do SINASEFE.

8:57 – Jornalista da seção sindical Sinasefe IFSP, Gisele Peres, informou que na manhã desta sexta-feira (09/09) as mulheres da seção estarão no Campus Pirituba do IFSP realizando uma manifestação contra o assédio e violência. “Muitas de vocês devem ter inclusive acompanhado as denúncias de assédio sexual que repercutiram na mídia. Vamos colar cartazes e distribuir adesivos com mensagens feministas. A atividade começará às 9h30 e isso vai comprometer a participação de algumas companheiras da seção São Paulo nesta reunião” explicou Gisele.

8:55 – Katia Motta, do Sindscope, e Elenira Vilela, coordenadora geral do SINASEFE, ponderam sobre a manutenção dos itens já aprovados e a não inclusão de itens que não foram pautados originalmente no evento.

8:53 – Programação da plenária será a seguinte: durante a manhã serão lidos e debatidos os encaminhamentos dos Grupos de Trabalho (GTs) e a Carta do evento. Pela tarde serão lidas e debatidas as moções (já propostas no evento em Fortaleza).

8:49 – Andréa dá início aos trabalhos da Plenária Final. “Que finalmente consigamos ter nossa plenária para encerrar o evento. Particularmente, parabenizo à todas mulheres que participaram e penso que os encaminhamentos dos GTs são frutos dessa ampla participação”, destacou a dirigente. Ela explicou que a Plenária seguirá até às 16h, com uma pausa para o almoço.

8:35 – Dezenas de mulheres já se encontram na sala do Zoom onde o evento acontecerá. Diante da ponderação de algumas mulheres sobre a data e o horário da plenária, a secretária-adjunta de formação política do SINASEFE, Andréa Moraes, explicou que as participantes da plenária final presencial solicitaram a realização num dia de semana.

Sobre o evento

O 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE aconteceu no período de 18 a 21 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza-CE. O tema desta edição foi: As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos. As mais de 520 participantes do evento representaram 48 seções sindicais do SINASEFE.

Conteúdo relacionado