Postagem atualizada em 16/11/2019 às 13h33
A primeira plenária deliberativa de teses do 33º CONSINASEFE deliberou, na noite desta sexta-feira (15/11), sobre teses políticas – as quais foram apresentadas pela manhã e debatidas nos Grupos de Trabalho (GTs) pela tarde.
A primeira votação foi uma das mais esperadas e importantes do fórum, com o SINASEFE aprovando sua desfiliação da CSP-Conlutas em votação por ampla maioria dos delegados. Antes da votação, três defesas pela desfiliação e três defesas pela manutenção do vínculo (cada uma com três minutos) foram feitas de modo alternado.
Estiveram no bloco de teses aprovadas, com a confirmação da desfiliação, as teses nº 87, 88, 89 e 90. A tese 86 foi reprovada. O SINASEFE não aprovou filiação a nenhuma outra central sindical após confirmar sua saída da CSP-Conlutas.
Priscylla Bezerra (IFPE) e Paulo Amorim (IFSC) defenderam a filiação Marcos Dorval (IFSC) e Magda Furtado (CPII) defenderam a filiação Patrícia Andrade (Ifes) defendeu a filiação
A segunda votação foi sobre a tese 101, de desfiliação da CEA, que teve sua deliberação suspensa para outro momento do Congresso por deliberação do plenário – tanto devido ao adiantar da hora (já passavam das 23 horas), quanto pela necessidade de um debate mais amplo do tema.
Em seguida o plenário votou por encerrar os trabalhos do dia, retornando com as atividades na manhã de sábado (16/11), a partir das 8 horas.