Formação PolíticaNotícias

2º Encontro de Formação Política do SINASEFE: veja resumo do evento

Postagem atualizada em 03/07/2023 às 13h41

Em parceria com o Sindsifpe, o SINASEFE realizou, entre os dias 8 e 10 de junho, seu 2º Encontro de Formação Política (gestão 2022-2024). O evento aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, do Acampamento Normandia, localizado em Caruaru-PE. Esta edição teve como público-alvo sindicalizadas(os) dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Primeiro dia

Iniciado na quinta-feira (08/06), o evento contou com o credenciamento de participantes e seguiu para a Mesa de Abertura com a presença de: Andrea Moraes (coordenadora-adjunta de formação política e relações sindicais do SINASEFE), Rafael Bernardo Silveira (coordenador de formação política e relações sindicais do SINASEFE), Brenna Matos (estudante do IFPE e representante do Grêmio do Campus Recife) Adiliane Batista (coordenadora de formação política do Sindsifpe) e Cleiton da Silva (coordenador geral do Sindsifpe).

Durante a Mesa de Conjuntura, Eduardo Mara (cientista social, doutor em Serviço Social e também integrante da direção nacional da Consulta Popular) comentou a situação do Brasil, mesmo após a eleição de Lula e falou da crise aberta em 2013 e aprofundada com o golpe de 2016. Ele citou a questão do fascismo no país com os grupos Bolsonaristas e a importância de disputar e ter uma política pros setores médios, pois, sua condição social os deixa mais próximos da classe dominante do que da trabalhadora e cita que a base principal do fascismo são os setores médios, pois eles não tem política e ficam a mercê da burguesia nacional. Eduardo Mara também abordou temas como: arcabouço fiscal; revogação do ensino médio; questão ambiental; e as contradições do neoliberalismo.

Durante o ponto de Economia Política e Organização dos trabalhadores, Samara Marino (educadora popular, membro do PCB, pós-graduada em Direitos Fundamentais e Psicopedagogia e licenciada em Filosofia) apontou reflexões sobre a divisão de riqueza mundial, concentração da riqueza brasileira, divisão de classes na sociedade brasileira (e seus diferentes interesses). Também abordou conceitos do que é riqueza nacional, relação do trabalho com a vida da classe, e a consciência dos trabalhadores durante o processo de geração de riqueza.

Segundo dia

Partindo para o segundo dia de atividades, na sexta-feira (09/06) foram realizados o módulo I e II do Encontro de Formação Política. 

O Módulo I – Conjuntura Internacional e Geopolítica – foi apresentado por Rafael Bernardo, que buscou trabalhar tópicos de conjuntura internacional e geopolítica trazendo para o debate a ascensão da China no século 21. Rafael também explanou as relações do pós 2ª guerra mundial e como se deu o desenvolvimento dos países ao redor do mundo e suas repercussões sobre as novas relações e da multipolaridade e abriu pra intervenções da plenária.

O Módulo II – Educação – As contrarreformas no estado brasileiro, seus efeitos nas políticas educacionais e perspectivas de resistência – foi apresentado por João Carlos Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais do SINASEFE). João abordou as atuais disputas em torno das políticas educacionais no Brasil. O palestrante trouxe a importância de discutir o Novo Ensino Médio (NEM) como cerne do debate diante de um resgate histórico da construção e sistematização do conhecimento produzido durante as várias épocas da humanidade. Ele falou ainda dos conceitos formal e não formal de transmissão de conhecimentos (citando a experiência do MST) ajudando a compreender a realidade ao seu redor e como transformá-la na perspectiva de fortalecimento das lutas da classe trabalhadora.

Terceiro dia

Seguindo o cronograma de atividades, na manhã de sábado foi realizado o Módulo III – Formação social, política e econômica do Brasil – ministrado por Iyalê Tahrine (historiadora, mestranda em História pela Universidade Federal da Paraíba, comunicadora popular e militante da Consulta Popular) e Débora Queiroz (arquiteta e urbanista pela Universidade Federal Fluminense, feminista e militante do PCdoB). Iyalê levantou o debate de como o racismo está enraizado na formação da sociedade brasileira e como ele se perpetua até os dias de hoje, relacionando com os conceitos do racismo por assimilação e meritocracia. Débora Queiróz, por sua vez falou do processo de formação do povo brasileiro tomando como base as produções de Darcy Ribeiro, a abordagem sobre os ‘Brasis’ dentro do Brasil e as diferentes formações dos povos em várias regiões do país, suas construções e formações durante as décadas, relacionando diretamente com as formas de dominações, conflitos e miscigenação (biótico, ecológico, econômico-social, étnico-cultural) entre os povos que deram origem ao povo brasileiro.

Pela tarde foi realizado o Módulo IV – A Luta Sindical e o Desafio da Reorganização da Classe Trabalhadora – que foi apresentado por Paulo Rocha (presidente da CUT-PE, professor do estado de Pernambuco, licenciado em História pela UPE) e Antônio Henrique (historiador, professor do estado de Pernambuco e militante do PCB). Paulinho comentou de forma histórica da luta sindical no país, tomando como base a década de 1980 até os dias de hoje. Ele destacou que as conjunturas contribuem com o avanço das lutas do movimento pela melhoria de salários e condições de trabalho, e falou ainda dos desafios da atualidade e quais caminhos o movimento sindical pode trilhar para avançar nos enfrentamentos e conquistas. Antônio Henrique falou sobre qual o papel que o sindicato tem na formação política da classe trabalhadora, fazendo com que a leitura da realidade se transforme em ações, articulando mobilizações e greves e fortalecendo as formas de organização e resistência.

Sinasefinho e atividade cultural

Durante o 2º Encontro de Formação Política (gestão 2022-2024) também foi realizado o Sinasefinho, iniciativa do conjunto de mulheres do SINASEFE que maternam e almejam a construção de uma proposta de educação não-formal.

Uma das atividades culturais realizada no 2º Encontro de Formação Política foi a apresentação do grupo Bruta Flor.

Veja imagens:

Fotos

*Toda cobertura deste evento foi realizada pela jornalista Tassica Ferreira, para o Sindsifpe.

Conteúdo relacionado