Conheça aqui os perfis dos diretores e das diretoras que compõem a 14ª Direção Nacional (DN) Colegiada do SINASEFE, eleita e empossada no 34º Congresso do sindicato, realizado em Brasília-DF, de 12 a 15 de maio de 2022.

Os textos a seguir são de autoria* dos próprios diretores e diretoras:

Coordenação Geral

Carlos David de Carvalho Lobão – Sintef-PB

Eu sou David Lobão, professor de matemática, Mestre em Álgebra. Trabalho desde 1977 (carteira assinada desde 1978) como professor da rede privada. Em 1982, assumimos o Sindicato dos Professores, derrotando os pelegos da Ditadura. Em 1983, realizamos o 1° Congresso do Sinpro-PB e mudamos seu nome para Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (SINTEENP-PB), unificando professores e técnico-administrativos em um só sindicato. Fiz parte de seis Executivas Estaduais da CUT-PB. Entrei no serviço público em 2007, como professor substituto, e em 2009 como efetivo. Me filiei ao Sintef-PB antes mesmo de assinar minha posse e participo do SINASEFE desde aquela data. Estive na DN do SINASEFE em outras gestões. Moro e trabalho em Campina Grande-PB, no campus do IFPB.

Maria Artemis Ribeiro Martins – Sindsifce-CE

Eu sou Artemis Martins, das bandas do Ceará. Mãe solo, feminista, Doutora em Educação, professora do IFCE e membro da Diretoria Colegiada do Sindsifce-CE. Cheguei por aqui pra contribuir com as lutas em defesa dos serviços públicos, pela vida e por nossos direitos. Acredito que podemos construir um SINASEFE de unidade, independente, feminista, antirracista e anticapacitista. Fui eleita Coordenadora Geral para o biênio 2022-2024, contudo, esse lugar não é sobre uma pessoa: é sobre e por todas e todos nós. “Eu não posso mudar o mundo, mas eu o balanço”.

Elenira Oliveira Vilela – Seção Sindical IFSC-SC

Eu sou Elenira Vilela, 47 anos, mãe do Cauê e do Luan, professora de matemática do IFSC, moro em Florianópolis-SC e atuo no campus São José-SC. Entrei na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 2010. Sou feminista, iniciei as lutas no movimento estudantil aos 12 anos e dou aulas desde os 19. Sou Mestra em Educação. Fui da DN passada (2018-2022) por quase dois anos e atualmente também estou na Coordenação Geral da seção do IFSC-SC. Parabéns todas e todos que estamos aqui!

Coordenação de Administração e Finanças

Secretária Geral: Rita Sidmar Alencar Gil – Seção Sindical IFPA, CTRB e Ciaba-PA

Eu sou Rita Gil. Professora aposentada do IFPA, atuando no serviço público federal há 45 anos. Sou mãe de três filhos e avó de cinco netos. Sou ex-coordenadora da seção do IFPA, CTRB e Ciaba-PA, onde estive em três gestões. Atualmente ocupo a Secretaria Geral do SINASEFE.

1ª Tesoureira: Denilza da Silva Frade – Seção Sindical IFSP-SP

Eu sou Denilza da Silva Frade, técnica em Assuntos Educacionais no IFSP desde 2008. Também fui diretora de Escola na Prefeitura de São Paulo-SP. Fui Coordenadora do Pronatec entre 2012 a 2015; coordenadora do vestibular e do sociopedagógico. Em 2015, assumi a direção do campus avançado São Miguel Paulista. Eleita por três mandatos intercalados no Conselho Superior do IFSP. Estou na coordenação da seção do IFSP-SP. Tenho formação inicial em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e sou Mestra em Políticas Públicas pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO).

2º Tesoureiro: Caetano José de Lima – Sintef-PB

Não enviou texto de apresentação até o momento.

Coordenação de Pessoal

Docentes: Antonildo Santos Pereira – Seção Sindical IF Baiano-BA

Eu sou Antonildo Santos Pereira, docente do IF Baiano no campus Santa Inês-BA. Membro da direção da seção do IF Baiano-BA desde 2018. Estarei nos trabalhos da Coordenação de Pessoal Docente.

Técnico-administrativos(as): Lucrécia Helena Iacovino – Sindscope-RJ

Eu sou Lucrécia Iacovino, servidora aposentada do Colégio Pedro II, com formação em Teatro. Fui secretária na Coordenação de Comunicação da gestão passada do SINASEFE. Milito na base do Sindscope-RJ desde 1993, onde fui diretora em 1997-1999 e 2016-2018. Na atual gestão, estarei na Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo.

Aposentados(as): Flávia Hiromi Takahashi – Seção Sindical Pimenta Bueno-RO

Eu sou Flavia Hiromi Takahashi, contratada pelo Ex-Território de Rondônia, professora aposentada. Atualmente sou coordenadora da seção Pimenta Bueno-RO.

Coordenação de Comunicação

Secretário: Felipe Oliveira Silva – Assines-RJ

Eu sou o Felipe Oliver, Tradutor e Intérprete de Libras do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Coordenador Geral da Assines-RJ, Vice-Coordenador do Vidas Negras de Pessoas com Deficiência Importam (VNDI-RJ). Pós Graduado em Libras, Graduado em Gestão Pública. Comecei a militância como Diretor da Pasta de Comunicação da Assines-RJ em 2014, no mandato seguinte assumi a Vice-Coordenação Geral e depois a Coordenação Geral da Seção Sindical.

Secretária-adjunta: Tânia Regina Barbosa de Sousa – Seção Sindical IFS-SE

Eu sou Tânia Regina, professora de português do IFS, campus Aracaju-SE, sou mãe das gêmeas Mariana e Juliana, e já coordenei a Pasta do Jurídico da seção do IFS-SE de 2018 a 2020. Atualmente estou na Coordenação de Comunicação do SINASEFE.

Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais

Secretário: João Carlos Cichaczewski – Seção Sindical Litoral-SC

Eu sou João Carlos Cichaczewski, técnico-administrativo no IFC. Filiado à seção Litoral do Vale do Itajaí-SC, membro da direção desta seção sindical de 2015 a 2019. Militei nas pastorais da Igreja Católica de 2006 até 2010, e no movimento estudantil da UFSC de 2010 até 2014, quando ingressei na Rede Federal de Educação e no SINASEFE. Atualmente atuo como militante sindical e educador popular. Estou como secretário na Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais para o biênio 2022-2024. Seguimos na luta da nossa categoria e da nossa classe!

Secretário-adjunto: Manoel José Porto Junior – Seção Sindical IF Sul-RS

Eu sou Manoel José Porto Júnior, estudei na ETFPel de 1988 a 1991. Assumi como servidor público federal em 1992, no cargo de Técnico em Eletrônica. Trabalhei na Copel entre 1993 e 1995, quando voltei, como professor para a ETFPel. Ministro aulas no IF Sul-RS nos cursos Técnico em Eletrônica e Formação Pedagógica para graduados não licenciados (campus Pelotas-RS) e mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT, campus Charqueadas-RS). Sou pai da Júlia (27 anos) e do Jonas (12 anos). Atuei em várias gestões da seção do IF Sul-RS, bem como de duas gestões da DN, como Coordenador Geral e Coordenador de Políticas Educacionais e Culturais.

Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais

Secretário: Rafael Bernardo Silveira – Seção Sindical Rio do Sul-SC

Eu sou Rafael Bernardo Silveira, docente da área de geografia no IFC desde 2019. Na Rede Federal, antes disso, trabalhei no IFRS. Estou coordenador geral da seção Rio do Sul-SC há um ano, primeiro mandato desta gestão. Resido parte do tempo em Rio do Sul-SC e outra parte em Joinville-SC. Pela primeira vez integro a DN do SINASEFE.

Secretária-adjunta: Larissa Leal Neves – Seção Sindical IFPA, CTRB e Ciaba-PA

Eu sou Larissa Leal, professora da área de letras e literatura. Tenho graduação em Letras – Língua Portuguesa pela UEPA, mestrado em Letras e Linguística pela UFG e doutorado em História pela UnB. Faço parte do Movimento por uma Escola Popular (MEP). Estive como secretária-adjunta na Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho até 07/06/2023 e agora estou como secretária-adjunta na Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais do SINASEFE.

Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho

Secretário: Ivo da Silva – Seção Sindical IFMT-MT

Eu sou Ivo da Silva, com formação em Direito e Pedagogia, técnico-administrativo do IFMT, campus Cuiabá-MT. Coordenador Geral da seção do IFMT-MT, já exerci os cargos de Presidente da seção Cuiabá-MT (hoje seção IFMT-MT) por dois mandatos, nos anos 1990, e diretor da Coordenação Jurídica da DN. Fui eleito no 34º CONSINASEFE para a Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho. Proponho, desde já, um convite a todos e todas para conhecer o lindo e belo Pantanal Mato-Grossense.

Secretário-adjunto: Marcelo Teixeira da Silva – Seção Sindical CMR e EAMPE-PE

Eu sou Marcelo Teixeira da Silva, aposentado, filiado à seção sindical CMR e EAMPE-PE, membro da diretoria e da Executiva da CSP-Conlutas em Pernambuco, militante do PSTU. Estava na 3ª suplência da DN até 07/06/2023 e agora estou como secretário-adjunto da Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho.

Coordenação de Políticas para Mulheres

Secretária: Maíra Ferreira Martins – Seção Sindical IFSP-SP

Eu sou Maíra Ferreira Martins, técnica-administrativa do IFSP desde 2011. Estou na Coordenação Estadual da seção do IFSP-SP há dois mandatos consecutivos (2019-2021 e 2021-2023) e fui eleita para a Coordenação de Políticas para Mulheres do SINASEFE do biênio 2022-2024.

Secretária-adjunta: Andréa Pereira Moraes – Sintietfal-AL

Eu sou Andréa Moraes. Alagoana. Professora de sociologia do campus Maceió-AL do IFAL desde 2013. Fui diretora de Formação Política e Sindical do Sintietfal-AL na gestão 2019-2021. Na DN, iniciei a gestão na Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais como secretária-adjunta e passei a ocupar, a partir de 07/06/2023, a Coordenação de Políticas para Mulheres, também como secretária-adjunta.

Coordenação de Combate às Opressões

Secretário: Fernando de Oliveira (Sintifrj-RJ)

Eu sou Fernando de Oliveira, trabalho na Rede Federal desde 2011, hoje docente no IFRJ e lotado no campus Arraial do Cabo-RJ. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC/COPPE/UFRJ, possuo experiência com Inteligência Artificial (Reconhecimento de Padrões e Lógica Fuzzy). Antes de atuar no IFRJ, estive como docente na UFRJ, UERJ, UFF e diversas universidades privadas do Rio de Janeiro. Entusiasta da Extensão desde que entrei na Rede, atualmente coordeno e atuo no projeto “Lutando pela Educação com Judô e Jiu-Jitsu na Escola: Buscando Saúde Física e Mental”. A luta sempre fez parte da minha vida, em todos os espaços. Sou militante do Movimento Luta de Classes (MLC) e acredito na luta como única ferramenta para transformamos nossa realidade. Acredito no diálogo e na construção de possibilidades a partir do contraditório, e que para isso precisamos agir com honestidade. Estive, de 2018 a 2021, como Coordenador de Patrimônio e Finanças do Sintifrj e, desde 2021, estou como Coordenador Geral da seção. Essa é minha primeira experiência na Direção Nacional do SINASEFE e estou aqui para colaborar para a construção de uma entidade cada vez mais democrática e que represente os anseios da base, pela perspectiva da luta de classes e contra toda forma de exploração e opressão. Acredito que só a luta muda a vida e por isso estou aqui!

Secretário-adjunto: José Eurico Ramos de Souza – Seção Sindical Manaus-AM

Eu sou José Eurico Ramos de Souza, professor do Ifam, lotado no campus Manaus Zona Leste. Doutor em Educação, ministrando aula de matemática nos cursos técnicos integrados e de política pública na pós-graduação. Tenho experiência na área da educação, atuando principalmente nos temas: 1) Estado e Políticas do Desenvolvimento do Campo; 2) Políticas Públicas para Educação Profissional; 3) Metodologia do Ensino da Matemática; e 4) Educação Indígena. Comecei na militância como estudante, passando pelas direções dos centros acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes. Fui vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). Estou no segundo mandato como coordenador geral da seção sindical de Manaus-AM. Assumi, no mês de junho de 2023, a secretaria-adjunta da Coordenação de Combate às Opressões do SINASEFE.

Coordenação de Inclusão e Acessibilidade

Secretário: Jefferson Oliveira Lima – Seção Sindical IFPA, CTRB e Ciaba-PA

Me chamo Jefferson Oliveira Lima, tenho 52 anos, estou solteiro e sou pai de um rapaz de 19 anos. Trabalho como técnico-administrativo no campus Castanhal-PA do IFPA desde 1º de fevereiro de 1995. Sou mestrando do Programa de Pós Graduação do próprio campus. Fui secretario convidado da Seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA do final de 2016 até junho de 2017. Fui coordenador geral da Seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA nos biênios 2017-2019 e 2021-2023. Fui Administrativo Judicial no período de 2020-2021 (pandemia).

Secretária-adjunta: Karla Simões de Andrade Lima Bertotti – Seção Sindical CMR e EAMPE-PE

Eu sou Karla Bertotti. Nascida em Brasília-DF, hoje sou pernambucana de coração. Mãe de duas meninas lindas, Giulia e Carolina. Graduada em Letras Português/Francês pela UFPE, especialista em Tradução e Intérprete de Língua Francesa também pela UFPE, mestra e doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente sou docente do quadro permanente do Colégio Militar do Recife-PE e faço parte do grupo de pesquisa Processos de Organização Linguística e Identidade Social (Unicap/CNPq). Sou militante do PCdoB desde 1992, iniciando minha trajetória política ainda no movimento estudantil. Atuo na seção sindical CMR e EAMPE-PE desde sua fundação e atualmente estou como Diretora de Finanças. No SINASEFE, estou como Secretária-Adjunta na Coordenação de Inclusão e Acessibilidade.

Suplência

1ª suplente: Solange Rodrigues – Seção Sindical IFMG-MG

Meu nome é Solange Rodrigues e sou docente do campus Ouro Preto-MG do IFMG desde 1996. Tenho mestrado e doutorado em Educação. Estou no meu segundo mandato como coordenadora da Seção Sindical IFMG-MG. Tenho a convicção de que o diálogo é a melhor estratégia para a construção da luta pela defesa da educação pública, gratuita e popular.

2ª suplente: Lourdes Rafaella Santos Florencio (Sindsifce-CE)

Rafaella Florencio, uma filha do Ceará. Sou doutora em Educação, historiadora e pedagoga. Exerço a docência no IFCE, onde também atuo como coordenadora de NEABI. Sou uma militante engajada no movimento negro e feminista, e no SINASEFE, construo o Coletivo Pão e Rosas, pois, como ensina Ângela Davis: “Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.“

3ª suplente: Fernanda Rosá – Seção Sindical IFSC-SC

Eu sou Fernanda Rosá, técnica em TI desde 2007 no campus Jaraguá do Sul-SC do IFSC. Participei da direção da seção sindical do IFSC de 2015 a 2019 e também estou na atual gestão, que começou em março de 2022. Na DN, eu estava na Coordenação de Políticas para Mulheres como secretária há pouco mais de dois anos e meio. Continuei nela como secretária-adjunta até 07/06/2023 e, agora, estou ocupando a 3ª suplência da DN.

4º suplente: Yuri Deleon Buarque Magalhães de Souza – Sintietfal-AL

Não enviou texto de apresentação até o momento.

Trocas efetuadas no decorrer do mandato

1º suplente: Vitor Sales Dias da Rosa – Seção Sindical IFSC-SC

Eu sou Vitor Sales Dias da Rosa e moro em São José-SC. Sou filiado à seção do IFSC-SC, atualmente atuo como Coordenador Geral da minha seção sindical. Trabalhei no Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis e sou formado em Matemática – Licenciatura. Estamos juntos na luta!

Secretário de Comunicação: Daniel da Mota Neri – Seção Sindical IFMG-MG

Eu sou Daniel Neri, professor de física no campus Ouro Preto-MG, estou na Rede Federal desde 2014. Estive na Coordenação do Sinasefe IFMG-MG nos últimos dois mandatos, atuando na Tesouraria e na Comunicação, quando conseguimos avançar significativamente na capilarização da seção sindical em todos os campi.

1º suplente: Giovani Felipe – Seção Sindical Santa Rosa do Sul-SC

Não enviou texto de apresentação.

Secretário-adjunto de Combate às Opressões: Stânio de Sousa Vieira – Seção Sindical IFTO-TO

Eu sou Stânio de Sousa Vieira, atualmente moro em Taguatinga-TO. Militante do Movimento Negro Unificado desde 1998, colaborei na fundação do MNU, em Teresina-PI, em junho de 1999, onde fui Coordenador Estadual. Atualmente exerço a função de Coordenador Estadual do MNU, no Tocantins, desde janeiro de 2019. Membro da Comissão de Heteroidentificação da Universidade Federal do Tocantins (UFTO). Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), desde 1998, e na tendência Democracia Socialista a partir de 2005. Atualmente, exercendo o segundo mandato na Coordenação de Formação Política e Sindical da seção sindical do IFTO-TO. Tenho Graduação em Licenciatura Plena em História e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em História Regional do Piauí pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente, sou mestrando em Educação pela UFTO.

Secretária-adjunta de Inclusão e Acessibilidade: Sônia Regina Adão – Seção Sindical IFSC-SC

Eu sou Sônia Regina Adão. Moro em Florianópolis-SC. Sou servidora técnico-administrativa do IFSC, aposentada há cinco anos. Tenho Graduação em Processos Gerenciais com Especialização. Sou mãe de duas filhas, Bethise e Lisnã, e sou avó do Levi, que tem três anos. Faço trabalhos voluntários com haitianos e venezuelanos. Sou militante do Movimento Negro, titular na Coordenadoria Estadual da População Afrodescendente (CEPA) e integrante do Coletivo de Mulheres Negras “Pegada Nagô”. Atualmente estou diretora na seção do IFSC-SC, na Coordenação de Aposentadoria.

Coordenador de Pessoal Aposentado: Odemir Vieira – Seção Sindical IFSC-SC

Eu sou Odemir Vieira, professor aposentado do IFSC. Comecei minha vida na Rede Federal de Educação em 1962, como aluno da Escola Industrial de Florianópolis-SC. Fui responsável pelas obras do Plano de Expansão da Rede Federal em Santa Catarina, no governo Lula. Comecei na militância sindical em 2013, como tesoureiro da seção IFSC-SC, e na gestão passada fui Coordenador Geral da seção. Agora, com muita satisfação, assumo a Coordenação de Pessoal Aposentado do SINASEFE.

Secretário: Matheus dos Santos Santana – Seção Sindical IFBA e CMS-BA

Sou Matheus Santana, servidor técnico-administrativo em educação, cargo assistente de alunos, do IFBA, em exercício desde 2015, atuando no campus Salvador-BA. Sempre na luta, desde o movimento estudantil, na Rede Federal assinei minha ficha de filiação ao SINASEFE antes mesmo do termo de posse, acreditem! Acho que este último fato por si só demonstra a centralidade e a importância que a luta sindical ocupa na minha vida. Estarei contribuindo nesta gestão da DN no aperfeiçoamento da comunicação política e institucional da nossa aguerrida entidade.

Secretária de Combate às Opressões: Camila Ribeiro de Oliveira Félix – Seção Sindical IFBA e CMS-BA

Eu sou Camila Félix, professora de petróleo e gás no campus Simões Filho do IFBA. Estou como Coordenadora de Secretaria da seção IFBA e CMS-BA. Na DN do SINASEFE, serei secretária da Coordenação de Combate às Opressões para o biênio 2022-2024. Acredito que só a luta muda a vida!

Secretária de Políticas Educacionais e Culturais: Amália Cardona Leites – Seção Sindical Rio do Sul-SC

Sou Amália Leites, docente de Português e Espanhol no campus Ibirama-SC do Instituto Federal Catarinense. Tenho mestrado e doutorado em literatura, faço parte do Movimento por uma Escola Popular (MEP) e atualmente estou na vice-coordenação da seção sindical Rio do Sul-SC. Entre 30 de agosto e 15 de outubro 2023 substituí João Cichaczewski na secretaria da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE.

1º Tesoureiro: Diego Rodolfo Simões de Lima – Seção Sindical Videira-SC

Eu sou Diego Rodolfo Simões de Lima, professor de Engenharia Mecânica do IFC, filiado à seção sindical Videira-SC. Estou na segunda gestão da DN, agora como 1° Tesoureiro. Também estou Coordenador Geral da seção Videira-SC pela quarta vez (não consecutiva). Estou aberto ao diálogo e à construção coletiva. Vamos juntos!

Secretária: Luisa Ramos Senna Souza – Seção Sindical IFBA e CMS-BA

Eu sou Luisa Senna. Milito aonde estou desde sempre. Sou servidora do IFBA desde 2009, filiada à seção IFBA e CMS-BA por igual período. Componho a gestão 2022-2024 da DN, como secretária na Coordenação de Inclusão e Acessibilidade.

1ª suplente: Priscila Ferrari Paulino – Seção Sindical São Vicente da Serra-MT

Eu sou Priscila Ferrari Paulino, psicóloga do IFMT desde 2014, minha lotação é no campus São Vicente. Estive na Coordenação de Administração e Finanças da seção sindical de 2019 a 2022. Atualmente estou na Coordenação Geral da seção sindical São Vicente da Serra-MT e na Direção Nacional do SINASEFE como 1ª suplente.

* Textos revisados pelo Departamento de Comunicação do SINASEFE.