Conheça aqui os perfis dos diretores e das diretoras que compõem a 14ª Direção Nacional (DN) Colegiada do SINASEFE, eleita e empossada no 34º Congresso do sindicato, realizado em Brasília-DF, de 12 a 15 de maio de 2022.

Os textos a seguir são de autoria* dos próprios diretores e diretoras:

Coordenação Geral

Carlos David de Carvalho Lobão – Sintef-PB

Eu sou David Lobão, professor de matemática, Mestre em Álgebra. Trabalho desde 1977 (carteira assinada desde 1978) como professor da rede privada. Em 1982, assumimos o Sindicato dos Professores, derrotando os pelegos da Ditadura. Em 1983, realizamos o 1° Congresso do Sinpro-PB e mudamos seu nome para Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (SINTEENP-PB), unificando professores e técnico-administrativos em um só sindicato. Fiz parte de seis Executivas Estaduais da CUT-PB. Entrei no serviço público em 2007, como professor substituto, e em 2009 como efetivo. Me filiei ao Sintef-PB antes mesmo de assinar minha posse e participo do SINASEFE desde aquela data. Estive na DN do SINASEFE em outras gestões. Moro e trabalho em Campina Grande-PB, no campus do IFPB.

Elenira Oliveira Vilela – Sinasefe IFSC-SC

Eu sou Elenira Vilela, 46 anos, mãe do Cauê e do Luan, professora de matemática do IFSC, moro em Florianópolis-SC e atuo no campus São José-SC. Entrei na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 2010. Sou feminista, iniciei as lutas no movimento estudantil aos 12 anos e dou aulas desde os 19. Sou Mestra em Educação. Fui da DN passada (2018-2022) por quase dois anos e atualmente também estou na Coordenação Geral do Sinasefe IFSC-SC. Parabéns todas e todos que estamos aqui!

Maria Artemis Ribeiro Martins – Sindsifce-CE

Eu sou Artemis Martins, das bandas do Ceará. Mãe solo, feminista, Doutora em Educação, professora do IFCE e membro da Diretoria Colegiada do Sindsifce-CE. Cheguei por aqui pra contribuir com as lutas em defesa dos serviços públicos, pela vida e por nossos direitos. Acredito que podemos construir um SINASEFE de unidade, independente, feminista, antirracista e anticapacitista. Fui eleita Coordenadora Geral para o biênio 2022-2024, contudo, esse lugar não é sobre uma pessoa: é sobre e por todas e todos nós. “Eu não posso mudar o mundo, mas eu o balanço”.

Coordenação de Administração e Finanças

Secretária Geral: Rita Sidmar Alencar Gil – Sinasefe IFPA, ERTB e Ciaba-PA

Eu sou Rita Gil. Professora aposentada do IFPA, atuando no serviço público federal há 44 anos. Sou mãe de três filhos e avó de cinco netos. Sou ex-coordenadora do Sinasefe IFPA, ETRB e Ciaba-PA, onde estive em três gestões. Atualmente ocupo a Secretaria Geral do SINASEFE.

1º Tesoureiro: Diego Rodolfo Simões de Lima – Sinasefe Videira-SC

Eu sou Diego Rodolfo Simões de Lima, professor de Engenharia Mecânica do IFC, filiado ao Sinasefe Videira-SC. Estou na segunda gestão da DN, agora como 1° Tesoureiro. Também estou Coordenador Geral do Sinasefe Videira-SC pela quarta vez (não consecutiva). Estou aberto ao diálogo e à construção coletiva. Vamos juntos!

2ª Tesoureira: Denilza da Silva Frade – Sinasefe IFSP-SP

Eu sou Denilza da Silva Frade, técnica em Assuntos Educacionais no IFSP desde 2008. Também fui diretora de Escola na Prefeitura de São Paulo-SP. Fui Coordenadora do Pronatec entre 2012 a 2015; coordenadora do vestibular e do sociopedagógico. Em 2015, assumi a direção do campus avançado São Miguel Paulista. Eleita por três mandatos intercalados no Conselho Superior do IFSP. Estou na coordenação do Sinasefe IFSP-SP. Tenho formação inicial em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e sou Mestra em Políticas Públicas pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO).

Coordenação de Pessoal

Docentes: Antonildo Santos Pereira – Sinasefe IF Baiano-BA

Eu sou Antonildo Santos Pereira, docente do IF Baiano no campus Santa Inês-BA. Membro da direção do Sinasefe IF Baiano-BA desde 2018. Estarei nos trabalhos da Coordenação de Pessoal Docente.

Técnico(a)-administrativos(as): Lucrécia Helena Iacovino – Sindscope-RJ

Eu sou Lucrécia Iacovino, servidora aposentada do Colégio Pedro II, com formação em Teatro. Fui secretária na Coordenação de Comunicação da gestão passada do SINASEFE. Milito na base do Sindscope-RJ desde 1993, onde fui diretora em 1997-1999 e 2016-2018. Na atual gestão, estarei na Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo.

Aposentados(as): Odemir Vieira – Sinasefe IFSC-SC

Eu sou Odemir Vieira, professor aposentado do IFSC. Comecei minha vida na Rede Federal de Educação em 1962, como aluno da Escola Industrial de Florianópolis-SC. Fui responsável pelas obras do Plano de Expansão da Rede Federal em Santa Catarina, no governo Lula. Comecei na militância sindical em 2013, como tesoureiro do Sinasefe IFSC-SC, e na gestão passada fui Coordenador Geral da seção. Agora, com muita satisfação, assumo a Coordenação de Pessoal Aposentado do SINASEFE.

Coordenação de Comunicação

Secretário: Daniel da Mota Neri – Sinasefe IFMG-MG

Eu sou Daniel Neri, professor de física no campus Ouro Preto-MG, estou na Rede Federal desde 2014. Estive na Coordenação do Sinasefe IFMG-MG nos últimos dois mandatos, atuando na Tesouraria e na Comunicação, quando conseguimos avançar significativamente na capilarização da seção sindical em todos os campi.

Secretária-adjunta: Tânia Regina Barbosa de Sousa – Sinasefe IFS-SE

Eu sou Tânia Regina, professora de português do IFS, campus Aracaju-SE, sou mãe das gêmeas Mariana e Juliana, e já coordenei a Pasta do Jurídico do Sinasefe IFS-SE de 2018 a 2020. Atualmente estou na Coordenação de Comunicação do SINASEFE.

Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais

Secretário: João Carlos Cichaczewski – Sinasefe Litoral-SC

Eu sou João Carlos Cichaczewski, técnico-administrativo no IFC. Filiado ao Sinasefe Litoral do Vale do Itajaí-SC, membro da direção desta seção sindical de 2015 a 2019. Militei nas pastorais da Igreja Católica de 2006 até 2010, e no movimento estudantil da UFSC de 2010 até 2014, quando ingressei na Rede Federal de Educação e no SINASEFE. Atualmente atuo como militante sindical e educador popular. Estou como secretário na Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais para o biênio 2022-2024. Seguimos na luta da nossa categoria e da nossa classe!

Secretário-adjunto: Manoel José Porto Junior – Sinasefe IF Sul-RS

Eu sou Manoel José Porto Júnior, estudei na ETFPel de 1988 a 1991. Assumi como servidor público federal em 1992, no cargo de Técnico em Eletrônica. Trabalhei na Copel entre 1993 e 1995, quando voltei, como professor para a ETFPel. Ministro aulas no IF Sul-RS nos cursos Técnico em Eletrônica e Formação Pedagógica para graduados não licenciados (campus Pelotas-RS) e mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT, campus Charqueadas-RS). Sou pai da Júlia (26 anos) e do Jonas (11 anos). Atuei em várias gestões do Sinasefe IF Sul-RS, bem como de duas gestões da DN, como Coordenador Geral e Coordenador de Políticas Educacionais e Culturais.

Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais

Secretário: Rafael Bernardo Silveira – Sinasefe Rio do Sul-SC

Eu sou Rafael Bernardo Silveira, docente da área de geografia no IFC desde 2019. Na Rede Federal, antes disso, trabalhei no IFRS. Estou coordenador geral do Sinasefe Rio do Sul-SC há um ano, primeiro mandato desta gestão. Resido parte do tempo em Rio do Sul-SC e outra parte em Joinville-SC. Pela primeira vez integro a DN do SINASEFE.

Secretária-adjunta: Andréa Pereira Moraes – Sintietfal-AL

Eu sou Andréa Moraes. Alagoana. Professora de sociologia do campus Maceió-AL do IFAL desde 2013. Fui diretora de Formação Política e Sindical do Sintietfal-AL na gestão 2019-2021. Na DN, passo a ocupar a Coordenação de Formação Política e Relações Sindicais como secretária-adjunta.

Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho

Secretário: Ivo da Silva – Sinasefe IFMT-MT

Eu sou Ivo da Silva, com formação em Direito e Pedagogia, técnico-administrativo do IFMT, campus Cuiabá-MT. Coordenador Geral do Sinasefe IFMT-MT, já exerci os cargos de Presidente do Sinasefe Cuiabá-MT (hoje Sinasefe IFMT-MT) por dois mandatos, nos anos 1990, e diretor da Coordenação Jurídica da DN. Fui eleito no 34º CONSINASEFE para a Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho. Proponho, desde já, um convite a todos e todas para conhecer o lindo e belo Pantanal Mato-Grossense.

Secretária-adjunta: Larissa Leal Neves – Sintef-GO

Eu sou Larissa Leal, professora da área de letras e literatura. Tenho graduação em Letras – Língua Portuguesa pela UEPA, mestrado em Letras e Linguística pela UFG e doutorado em História pela UnB. Atualmente, estou em transição para o IFPA (campus Breves), mas estive no 34º CONSINASEFE como delegada da base do Sintef-GO. Faço parte do Movimento por uma Escola Popular (MEP). Estou agora como secretária-adjunta na Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho do SINASEFE.

Coordenação de Políticas para Mulheres

Secretária: Maíra Ferreira Martins – Sinasefe IFSP-SP

Eu sou Maíra Ferreira Martins, técnica-administrativa do IFSP desde 2011. Estou na Coordenação Estadual do Sinasefe IFSP-SP há dois mandatos consecutivos (2019-2021 e 2021-2023) e fui eleita para a Coordenação de Políticas para Mulheres do SINASEFE do biênio 2022-2024.

Secretária-adjunta: Fernanda Rosá – Sinasefe IFSC-SC

Eu sou Fernanda Rosá, técnica em TI desde 2007 no campus Jaraguá do Sul-SC do IFSC. Participei da direção do Sinasefe IFSC de 2015 a 2019 e também estou na atual gestão, que começou em março de 2022. Na DN, eu estava na Coordenação de Políticas para Mulheres como secretária há pouco mais de dois anos e meio e, agora, continuarei na Coordenação de Políticas para Mulheres como secretária-adjunta, para o biênio 2022-2024.

Coordenação de Combate às Opressões

Secretária: Camila Ribeiro de Oliveira Félix – Sinasefe IFBA-BA

Eu sou Camila Félix, professora de petróleo e gás no campus Simões Filho do IFBA. Estou como Coordenadora de Secretaria do Sinasefe IFBA-BA. Na DN do SINASEFE, serei secretária da Coordenação de Combate às Opressões para o biênio 2022-2024. Acredito que só a luta muda a vida!

Secretário-adjunto: Stânio de Sousa Vieira – Sinasefe IFTO-TO

Eu sou Stânio de Sousa Vieira, atualmente moro em Taguatinga-TO. Militante do Movimento Negro Unificado desde 1998, colaborei na fundação do MNU, em Teresina-PI, em junho de 1999, onde fui Coordenador Estadual. Atualmente exerço a função de Coordenador Estadual do MNU, no Tocantins, desde janeiro de 2019. Membro da Comissão de Heteroidentificação da Universidade Federal do Tocantins (UFTO). Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), desde 1998, e na tendência Democracia Socialista a partir de 2005. Atualmente, exercendo o segundo mandato na Coordenação de Formação Política e Sindical do Sinasefe IFTO-TO. Tenho Graduação em Licenciatura Plena em História e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em História Regional do Piauí pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente, sou mestrando em Educação pela UFTO. E agora, na DN, faço parte Coordenação de Combate às Opressões.

Coordenação de Inclusão e Acessibilidade

Secretária: Luisa Ramos Senna Souza – Sinasefe IFBA-BA

Eu sou Luisa Senna. Milito aonde estou desde sempre. Sou servidora do IFBA desde 2009, filiada ao Sinasefe IFBA-BA por igual período. Componho a gestão 2022-2024 da DN, como secretária na Coordenação de Inclusão e Acessibilidade.

Secretária-adjunta: Sônia Regina Adão – Sinasefe IFSC-SC

Eu sou Sônia Regina Adão. Moro em Florianópolis-SC. Sou servidora técnica-administrativa do IFSC, aposentada há cinco anos. Tenho Graduação em Processos Gerenciais com Especialização. Sou mãe de duas filhas, Bethise e Lisnã, e sou avó do Levi, que tem três anos. Faço trabalhos voluntários com haitianos e venezuelanos. Sou militante do Movimento Negro, titular na Coordenadoria Estadual da População Afrodescendente (CEPA) e integrante do Coletivo de Mulheres Negras “Pegada Nagô”. Atualmente estou diretora no Sinasefe IFSC-SC, na Coordenação de Aposentadoria. No SINASEFE, estou como secretária-adjunta na Coordenação de Inclusão e Acessibilidade da atual gestão.

Suplência

1º suplente: Vitor Sales Dias da Rosa – Sinasefe IFSC-SC

Eu sou Vitor Sales Dias da Rosa e moro em São José-SC. Sou filiado ao Sinasefe IFSC-SC, atualmente atuo como Coordenador Geral da minha seção sindical. Trabalhei no Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis e sou formado em Matemática – Licenciatura. Sou o 1° suplente da DN na atual gestão. Estamos juntos na luta!

2ª suplente: Flávia Hiromi Takahashi – Sinasefe Pimenta Bueno-RO

Eu sou Flavia Hiromi Takahashi, contratada pelo Ex-Território de Rondônia, professora aposentada. Atualmente sou coordenadora do Sinasefe Pimenta Bueno-RO. Na DN, estou suplente para o biênio 2022-2024.

3º suplente: Marcelo Teixeira da Silva – Sinasefe CMR-EAMPE-PE

Eu sou Marcelo Teixeira da Silva, aposentado, filiado ao Sinasefe CMR-EAMPE-PE, membro da diretoria e da Executiva da CSP-Conlutas em Pernambuco, militante do PSTU. Sou suplente da DN para o biênio 2022-2024.

4º suplente: Yuri Deleon Buarque Magalhães de Souza – Sintietfal-AL

Texto ainda não enviado pelo diretor.

* passando por revisão ortográfica da Assessoria de Comunicação do sindicato