Um sindicato unificado e de luta

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) surgiu a partir da Federação Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1º e 2º graus (Fenasefe) no dia 11 de novembro de 1988 – durante o Encontro Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1° e 2° graus, realizado em Salvador-BA.

O SINASEFE nasceu logo após a aprovação da Constituição Federal de 1988, a “Constituição Cidadã”, que consolidou o direito de sindicalização dos servidores públicos.

Dez anos após sua fundação, em 1998, o SINASEFE passou a oportunizar a sindicalização de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Educação das instituições de 1º e 2º graus. Esta deliberação foi aprovada no 12º CONSINASEFE, realizado em Manaus-AM.

A partir daquele momento a entidade passou a ir além da sua representação anterior, que se dava apenas na área tecnológica. O SINASEFE se ampliou, tornando-se a entidade classista organizativa e representativa dos trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Educação Básica, Profissional, Científica e Tecnológica – mudança esta que se manteve e vem ampliando o sindicato até os dias atuais.

Pelo que lutamos

O SINASEFE tem como princípio fundamental a defesa dos interesses da categoria que representa e a luta em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica, com referência social e em consonância com os interesses da classe trabalhadora.

Missão indissociável da liberdade de pensamento como direito inalienável do cidadão e que tem por compromissos desenvolver, organizar e apoiar, nos aspectos políticos, educacionais, econômicos, sociais e culturais, todas as ações que visem melhores condições de vida e de trabalho para toda a classe trabalhadora.

Nossas bandeiras

  • Educação pública, gratuita, de qualidade, laica, com referência social e em consonância com os interesses da classe trabalhadora;
  • Por uma sociedade sem exploração;
  • Democratização das Instituições Federais de Ensino (IFEs);
  • Redução da jornada de trabalho sem redução salarial;
  • Reajuste linear e constante da remuneração, não permitindo a redução salarial pela corrosão inflacionária;
  • Por uma Carreira Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação;
  • Paridade entre ativos e aposentados;
  • Contra todo tipo de discriminação e/ou intolerância racial, LGBTfóbica, de gênero etc;
  • Autonomia da classe trabalhadora frente ao Estado.

O que o SINASEFE tem de mais importante na sua trajetória e organização é o fato de ser um sindicato nacional que não divide trabalhadores e trabalhadoras em seus locais de trabalho.

Organizamos docentes e técnico-administrativos numa mesma categoria, mantendo as especificidades de cada trabalhador e trabalhadora sem perder a unidade que a classe trabalhadora deve possuir nas lutas contra governos e patrões.

O SINASEFE esteve filiado à Central Sindical e Popular CSP-Conlutas até novembro de 2019. 

Atualmente é filiado à Confederação de Educadores Americanos (CEA).