Notícias

Fundação Anti-indígena: um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro

Postagem atualizada em 27/06/2022 às 13h23

A Indigenistas Associados (INA), associação de servidoras(es) da Funai, em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), lançou a publicação “Fundação Anti-indígena: um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro”. O documento é resultado de um trabalho conjunto de monitoramento da política pública indigenista ao longo dos últimos três anos. O dossiê sistematiza os retrocessos e ilegalidades da Funai sob a gestão de Bolsonaro e Marcelo Xavier, que implementam uma política anti-indigenista, marcada pela não demarcação de territórios indígenas, pela militarização sem precedentes do órgão e pela perseguição aos funcionários concursados e lideranças indígenas.

Em formato de dossiê, o material busca descrever e analisar os mecanismos utilizados pela atual gestão da Funai para tentar constranger servidores e subverter princípios basilares, constitucionalmente assegurados, da política indigenista brasileira.

A base do trabalho foi a coleta e análise de documentos oficiais e falas públicas dos atuais gestores do órgão. Em caráter auxiliar, recorreu-se também aos depoimentos de servidores, materiais de imprensa e publicações de organizações da sociedade civil.

Leia o documento completo:

Baixe aqui o documento exibido acima (formato PDF, 211 páginas)

*Com informações da INA e Inesc