Reforma AdministrativaNotícias

Bolsonaro veta nome de Nise de Silveira em livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Postagem atualizada em 13/06/2022 às 2h01

Nise foi médica pioneira na luta antimanicomial e reconhecida mundialmente

O Projeto de Lei que previa a inserção do nome de Nise da Silveira no livro de Heróis e Heroínas da Pátria foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. A médica alagoana ficou mundialmente conhecida pelo seu vanguardismo em abordar transtornos da saúde mental de forma humanizada. O PL, de autoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no dia 24 de abril deste ano. Bolsonaro argumentou que a homenagem representaria “contrariedade ao interesse público”.

Nise Magalhães da Silveira foi médica psiquiatra, nasceu em Maceió-AL, no ano de 1905, e faleceu em 1999. Trabalhou na área de saúde a partir da década de 1940 e revolucionou o tratamento mental no Brasil, após se rebelar contra os métodos manicomiais violentos que eram aplicados na época.

Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, foi aluna do famoso psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung. Desenvolveu um modelo humanizado de tratamento contra os transtornos mentais, com terapias como a expressão dos sentimentos por meio das artes e do contato com animais de estimação, como cães e gatos.

Ao não reconhecer a importância deste nome para a história do país, Bolsonaro (mais uma vez!) deixa claro sua falta de compromisso com a qualidade da saúde pública e com os direitos humanos.

* Matéria produzida com informações do Fonasefe