EventosNotícias

Cobertura em tempo real: Seminário de Mulheres

Postagem atualizada em 28/03/2022 às 13h40

Confira abaixo a cobertura em tempo real do Seminário de Mulheres do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste evento. O seminário acontece no dia 26 de março de 2022, sábado, de maneira completamente virtual.

18h30: O Seminário de Mulheres chega ao fim com a decisão de que as cores da camiseta do III Encontro de Mulheres vão ser definidas por consulta online, através de formulário, que será encaminhado pela comissão responsável pela organização do evento.

18h08: Segue o debate sobre a elaboração das camisetas para o evento.

17h32: Entre as propostas discutidas pontua-se que sejam feitas camisetas do evento a serem disponibilizadas em três cores diferentes para as participantes.

17h24: Segue a discussão de propostas, e é ressaltado o pedido para que a ASCOM do SINASEFE acrescente representações de mulheres idosas, pcds e gordas na arte do III Encontro de Mulheres.

17h08: Se inicia a discussão das propostas para a construção do III Encontro de Mulheres do SINASEFE.

16h45: Inicia-se a leitura dos documentos aprovados no 1 e no 2 Encontro de Mulheres.

16h40: Com 28 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 3 abstenções, a proposta foi aprovada.

16h33: Ao fim da discussão foi apresentada a seguinte proposta para consensuar o debate: “fazer uma carta do seminário defendendo que as mesas sejam compostas com pessoas negras, especialmente mulheres negras. Que na mesa da educação haja a participação de Vilma Reis e que seja organizada um a mesa de debates sobre as opressões na programação do congresso”.

15h48: As participantes fazem uma reflexão sobre racismo estrutural nos espaços sindicais e como isso se reflete na decisão do nome de Vilma Reis não ter sido aprovado na Comissão Poítica para participar como palestrante na mesa do 34 CONSINASEFE.

15h10: As inscritas prosseguem a discussão sobre a necessidade de contar com a participação de Vilma Reis e apresentam propostas.

14h35: Inicia-se uma discussão sobre a insatisfação da não aprovação do nome de Vilma Reis para compor uma das mesas do 34 CONSINASEFE.

14h30: Tem início a programação da parte da tarde do Seminário de Mulheres.

14h15: São retomadas as atividades do Seminário de Mulheres. A sala está novamente aberta para o ingresso das inscritas.

12h52: Tendo a participação de mais de 60 inscritas, a parte da manhã foi encerrada. O Seminário de Mulheres será retomado às 14h15.

12h46: As últimas inscritas Claudenira Melo, do Sindifce, que falou da perseguição à direção do sindicato na greve sanitária, Rosa Maria Costa, Ifbaiano, que solicitou às mulheres aposentadas que respondam à pesquisa da seção,Tânia Sousa, IFSE, que falou sobre a luta de mulheres ser interseccional, Laurenir Peniche, IFPA, que reforçou a necessidade das mulheres estarem presentes no Ocupa Brasília, e Cátia Farago, do IFbaiano, fecharam o ponto de discussão.

12h25: Elenira Vilela, da direção nacional e sessão IFSC, Vanda Borges, do IFCE e Fátima Santiago, IFBA, abordaram sobre a necessidade de fortalecer a luta das mulheres nos espaços sindicais. Elenira Vilela, apresentou ainda um informe sobre a jornada lutas da última semana de março, que foi aprovada na última sexta-feira na reunião do Fonasefe.

12h08: Celina Rosa dos Santos, SINASEFE IFBA, Elaine Lima, presidenta do Sintietfal e Diacuy Pereira, da sessão Crato, abordam experiências do sofrimento de machismos dentro do sindicalismo e quais são as pautas que precisam avançar para melhorar esse aspecto no sindicalismo.

11h48: Virgínia Rocha, do Sindifce, Marlene Socorro, do Ifbaiano, Rosa Maria Costa, do Ifbaiano, Cátia Farago, do Ifbaiano, compartilham reflexões sobre aspectos gerais da conjuntura e dão informes sobre a mobilização da greve em suas seções.

11h25: Iniciando as falas de discussão, Katiuscia, da seção SINASEFE Maracanã, aponta a necessidade de se melhorar a visão geral que há na esquerda nos sindicatos de que o feminismo é uma luta que divide a luta da classe trabalhadora.

11h20: Artemis Martins, do Sindifce, faz uma intervenção poética e faz a leitura do poema “Ainda assim eu me levanto”, de Maya Angelou.

11h13: Fernanda Rosá, pontua que muitas dificuldades já existiam antes da pandemia, mas o governo Bolsonaro e o contexto pandêmico agudizaram essas dificuldades.

11h07: Herlany Oliveira, da seção IF Manaus, apresenta a necessidade de as mulheres mobilizarem as bases e trazerem mais sindicalizavas para a atuação na luta sindical.

11h: Rafaela Florêncio, do Sindifce, reflete sobre as realidade das condições de trabalho das mulheres que atuam nos IFs.

10h52: Laurenir Peniche, da sessão IFPA, aborda a luta histórica das mulheres negras pelas creches.

10h45: Rita Gil, do SINASEFE IFPA, dá as boas-vindas e continua as falas de conjuntura da mesa de abertura.

10h39: Camila Félix, da seção IFBA, gestão Maria Filipa, continua o momento de boas-vindas.

10h30: Sônia Regina Adão dá início faz a fala de boas-vindas da primeira parte da programação, a mesa redonda “As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos”.

10h25: Tem início o Seminário de Mulheres. Fernanda Rosá, da direção nacional, faz a abertura explicando como funcionará a atividade e dá informes sobre a Plenária de Mulheres, que ocorrerá dia 23 de abril, às 10h, e o sobre Encontro de Mulheres, que ocorrerá em junho.

10h: Sala de conferência foi aberta e participantes começaram a ingressar e serão concedidos mais alguns minutos para o ingresso de mais inscritas.

Programação

Manhã (10h às 12h30)

  • Mesa redonda: “As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos” (exposição do tema e debate).

Tarde (14h30 às 18h)

  • Mesa redonda: balanço político e construção do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE (apresentação dos documentos dos 1º e 2º Encontros Nacionais de Mulheres do SINASEFE)

Mais informações

Alguma dúvida sobre o evento? Escreva para sinasefemulheres@gmail.com