NotíciasPolítica

Em defesa das urnas eletrônicas, do sistema eleitoral e da democracia brasileira: assine o Manifesto!

Postagem atualizada em 26/07/2022 às 19h43

A quem interessa o ataque à urna eletrônica?

Não são recentes os ataques que Jair Bolsonaro e seu grupo político desferem às urnas eletrônicas. Embora tenha sido eleito por meio desses dispositivos, com resultado acatado pelas candidaturas derrotadas, legitimado pela justiça eleitoral, em todas as eleições para cargos do Executivo e do Legislativo, o atual Presidente insiste em propagar (sem nenhuma prova) a ideia de que as urnas não são confiáveis.

Seus ataques se misturam em, diversos momentos, com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), em convocações para a defesa de uma suposta democracia que estaria ameaçada frente às tentativas da Corte de impedir que ele governe.

Sua linha de ação é muito semelhante à que Donald Trump tentou implementar nos Estados Unidos: frente à derrota iminente, buscou sabotar a eleição até o último momento. As consequências da irresponsabilidade golpista de Trump repercutem até hoje, com destaque para a tentativa de invasão ao Capitólio por uma horda de militantes enlouquecidos e armados, que terminou com a morte de cinco pessoas em janeiro de 2021.

Quando se observa o grau de insensatez das acusações de Bolsonaro, pode-se facilmente concluir que o Presidente do Brasil, ao contrário do que alardeia, confia, e muito, na segurança dos dispositivos: com o controle da Polícia Federal, da Abin e das Forças Armadas, alguém duvida de que ele tentaria fraudá-los para se manter no Planalto e evitar a cadeia para si e para seus filhos?

É bom lembrar que o próprio Jair Bolsonaro já foi defensor dos meios eletrônicos de apuração como forma de se prevenir fraudes nas eleições. E é interessante lembrar, também, que a urna foi projetada e desenvolvida com o auxílio das Forças Armadas, conforme aponta a jornalista Fernanda Soares Andrade, em seu livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”.

Posição do SINASEFE

Em entrevista dada hoje (25/07) para o programa Giro das Onze, na TV 247, a coordenadora geral do SINASEFE, Elenira Vilela, destacou alguns aspectos relevantes da urna eletrônica brasileira, como o fato dela ter sido desenvolvida a partir de uma série de princípios fundamentais e com a participação de especialistas e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Poder Executivo, dentre eles servidores públicos das carreiras de ciência e tecnologia, lotados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Assista abaixo:

Desta forma, por tudo que foi exposto acima, o SINASEFE se soma ao enorme conjunto de entidades que defendem a segurança das urnas eletrônicas e apontam que o único interesse daqueles que tentam acabar com a sua credibilidade são os que, de antemão, já reconhecem a derrota no pleito de outubro de 2022 e tentarão, pela via golpista, reverter o resultado que certamente conduzirá Lula à Presidência da República.

Nos alinhamos, portanto, à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acaba de lançar um abaixo-assinado com um Manifesto em Defesa das Eleições e Pelas Urnas Eletrônicas, num repúdio contra “qualquer tentativa no sentido de violar a democracia ou de tumultuar o processo eleitoral”.

Conheça e assine o Manifesto

Qualquer pessoa pode assinar o Manifesto em Defesa das Eleições e Pelas Urnas Eletrônicas, por meio do abaixo-assinado eletrônico disponível virtualmente em https://www.change.org/p/manifesto-pelas-eleições-e-pelas-urnas-eletronicas.

O texto integral do Manifesto é o seguinte:

Os abaixo-assinados, membros da diretoria e do conselho da SBPC, seus secretários regionais, sócios e amigos da ciência, manifestam por este documento seu apoio à democracia, ao sistema eleitoral de renovação de governantes e representantes, e seu endosso às urnas eletrônicas que têm funcionado muito bem há décadas.

Sem democracia e sem a participação de todos e todas, a vida social se empobrece.

Por isso mesmo, repudiamos qualquer tentativa no sentido de violar a democracia ou de tumultuar o processo eleitoral, que deve ter continuidade no absoluto respeito à Constituição, às leis e à democracia, que tanto custou em vidas e esforços, ao povo brasileiro, para ser instituída.

Faça parte dessa luta coletiva! Assine o Manifesto em Defesa das Eleições e Pelas Urnas Eletrônicas em https://www.change.org/p/manifesto-pelas-eleições-e-pelas-urnas-eletronicas.

Conteúdo relacionado

* Matéria escrita com informações da SBPC e da TV 247