Notícias

Ensino profissionalizante e técnico são destaque na Comissão Mista de Educação

Postagem atualizada em 11/10/2012 às 20h01

Na última quarta-feira (11), a Frente Parlamentar Mista da Educação recebeu analises sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – PL 1209/11), sob avaliação de João Batista Araújo e Oliveira, especialista em educação.

O programa, que pretende ampliar a oferta de vagas do ensino profissionalizante, ainda atinge poucas matrículas e interesse dos estudantes pois apenas 10% dos alunos do ensino médio no Brasil aprendem uma profissão no ensino médio segundo João Batista, contra 50% em países desenvolvidos.

O especialista afirma que a ampliação das vagas de ensino técnico, serviria para aumentar o salário médio dos formandos, para diminuir a evasão escolar, a distorção idade-série, além de contribuir para a qualificação da mão de obra no País.

O Pronatec deverá receber investimento de R$ 4 bilhões, incluindo a expansão da rede de ensino técnico, a reforma de escolas já existentes e investimentos em educação à distância, a contratação de pessoal e parceiras com instituições do Sistema S, como o Senai e o Senac com meta de 1,6 milhão de matrículas até o final de 2012. Leia na íntegra

 

Com informações de Agência Câmara de Notícias